Evento acontecerá este ano no bairro ÂncoraFoto: Arquivo
XII Festival de Capoeira de Rio das Ostras promete programação diversificada e repleta de atividades
Evento é uma iniciativa da Associação de Cultura e Capoeira Balikuddemb
Rio das Ostras - Com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Associação de Cultura e Capoeira Balikuddembe realiza, entre os dias 20 e 23 de julho, o XII Festival de Capoeira de Rio das Ostras. O evento acontecerá na quadra em frente ao Cras Norte, localizada na rua Peperônia 115, no Âncora. O Festival oferecerá uma programação repleta de atividades, incluindo oficinas, rodas de conversa, rodas de capoeira, apresentações de maculelê, batizado, entrega de cordas e shows musicais.
A programação tem início nesta quinta-feira (20), às 19h, com uma oficina ministrada pelo Mestre Figura, de Rio das Ostras. Em seguida, os instrutores Roboco e Risadinha, também de Rio das Ostras, conduzirão uma oficina de maculelê, enquanto o professor Boneca comandará outra oficina. O dia será encerrado com uma roda livre de capoeira e um bate-papo sobre a prática.
Na sexta-feira (21), os mestres Andorinha e Paquito, vindos de Minas Gerais, serão responsáveis pelas oficinas. Após as atividades, haverá uma roda livre de capoeira e uma oficina de maracatu ministrada pelo professor Anderson Santos.
No sábado, dia 22, a programação começa às 16h com uma roda livre de capoeira, seguida por uma oficina com o mestre Feiti, vindo de Brest-França. Nesse mesmo dia, acontecerá o batizado e a entrega de cordas aos alunos, bem como a certificação de 3° Grau do mestre Mistério, de Rio das Ostras. A noite será animada pelos shows de Carimbó, com o Grupo Carimbó da Pedra de Niterói, e de pagode com o Grupo SambArt, de Rio das Ostras. Já no domingo, dia 23, será um dia de confraternização entre todos os participantes.
O XII Festival de Capoeira de Rio das Ostras é uma iniciativa da Associação de Cultura e Capoeira Balikuddembe, com o apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, e está sendo organizado pelos mestres Mistério, Jacob, Dandara e pelo monitor Touro. O evento promete celebrar a rica cultura da capoeira e proporcionar momentos de aprendizado e intercâmbio entre os praticantes dessa arte.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.