Equipes atuam para conter vazamento de água em Rio das OstrasFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A equipe do PROCON de Rio das Ostras está aplicando uma série de sanções à concessionária de água e esgoto Rio+ Saneamento devido a diversas irregularidades operacionais. Entre os principais problemas constatados estão vazamentos constantes de esgoto e água encanada, além de reclamações sobre cobranças abusivas nas contas dos consumidores.

Na segunda-feira, a concessionária precisou ser acionada às pressas para conter um grande vazamento que alagou parte da Rua Goiás. Já no domingo e na segunda-feira, moradores relataram vazamentos pontuais de esgoto, o que pode configurar infração ambiental e resultar em penalidades adicionais.

Outro problema grave identificado foi a cobrança irregular nas contas de água, com diversos consumidores alegando que seus hidrômetros estão registrando um consumo superior ao real, resultando em tarifas excessivas.

Diante dessa situação, a Procuradoria Geral do Município estuda medidas administrativas para rever o contrato de concessão firmado pela gestão anterior com a Rio+ Saneamento.

A Prefeitura segue monitorando as ações da empresa e reforça que a qualidade dos serviços prestados à população deve ser prioridade, garantindo o abastecimento adequado de água e o correto tratamento de esgoto no município.

“Esta adesão da Rio+ Saneamento ocorreu em 2022, na gestão anterior e, pelos termos firmados na privatização da CEDAE, quem tem que fiscalizar os serviços seria AGENERSA, uma agência Estadual. Contudo, todo o investimento em esgoto na cidade de Rio das Ostras foi realizado pelo município, existe a necessidade de revisão desse contrato, assim como da redução da tarifa cobrada ao munícipe", ressaltou o Procurador-Geral do Município, Dr. Renato Ferreira de Vasconcellos.

A equipe de reportagem do jornal O DIA entrou em contato com a A Rio+ Saneamento para comentar o caso. A Concessionária informou que as tarifas praticadas para água e esgoto estão previstas no Contrato de Concessão e são as mesmas cobradas em todos os municípios atendidos pela concessionária, homologadas pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA).

Na cidade de Rio das Ostras, desde o início das operações, em 2022, a concessionária já investiu mais de R$ 100 milhões. Construiu a nova adutora do Contorno, com 12 km de extensão, e a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Dourado, além da nova estação de bombeamento na captação da Ponte do Baião (colocada em operação antes do Carnaval), e a obra de rede de esgoto em Costazul.

A previsão é que concessionária invista, até 2028, cerca de R$ 130 milhões na ampliação e modernização do sistema de água e esgoto de Rio das Ostras.
Equipes atuam para conter vazamento de água em Rio das Ostras - Foto: Divulgação
Equipes atuam para conter vazamento de água em Rio das OstrasFoto: Divulgação