Rodrigo Peleteiro e Mário Max durante o XIX Fórum de Óleo, Gás e Energia no Rio de Janeiro, onde discutiram estratégias para o setor energéticoFoto: Divulgação
Energia e desenvolvimento: Rio das Ostras marca presença em evento no Rio de Janeiro
Secretário e coordenador do município participam de evento com líderes do setor para discutir desafios e investimentos na Bacia de Campos
Rio das Ostras - Rodrigo Peleteiro, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, e Mário Max, coordenador de Indústria e Comércio do município, marcaram presença em um dos principais encontros do setor energético do país. Eles participaram do XIX Fórum de Óleo, Gás e Energia, ocasião que reuniu líderes, especialistas e autoridades para analisar os principais desafios e oportunidades que moldam o futuro da produção energética no Brasil.
Rodrigo Peleteiro destacou o papel estratégico da Bacia de Campos para o desenvolvimento do setor, sobretudo diante do novo ciclo de investimentos na Margem Equatorial, região que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. Segundo ele, as operações nessa área receberão suporte técnico e operacional fundamental a partir de unidades instaladas em Macaé e na Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, consolidando a cidade como um polo de referência energética.
Além das discussões técnicas, os representantes locais aproveitaram para fortalecer o diálogo político. Durante o fórum, mantiveram reunião com o deputado federal Eduardo Pazuello, presidente da Frente Parlamentar de Petróleo e Gás, que se comprometeu a defender os interesses do município, principalmente quanto ao desenvolvimento da ZEN.
O evento também contou com a presença de executivos de grandes empresas como Petrobras, Shell e Eneva. A diretora da COP30, Alice Amorim, trouxe um alerta importante sobre a urgência de políticas alinhadas ao Acordo de Paris e à transição energética global. Para fechar o fórum, Eduardo Pazuello fez uma análise do papel do Brasil no cenário energético mundial, destacando as oportunidades e os desafios geopolíticos para o setor.
Com quase 20 anos de existência, o Fórum de Óleo, Gás e Energia do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro (IBEF-RJ) se firmou como uma plataforma essencial para promover a integração entre os setores público e privado em prol do desenvolvimento sustentável da indústria energética brasileira. A próxima edição está prevista para 2026. O XIX Fórum ocorreu na última sexta-feira, 6, no Rio de Janeiro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.