Presidenta da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, celebra recebimento do Bibliocard durante abertura da Bienal do Livro no RiocentroFoto: Ilustração
Rio das Ostras amplia acervo da Biblioteca Municipal com apoio estadual na Bienal do Livro 2025
Cartão de R$ 10 mil recebido pelo município permitirá aquisição de novos títulos durante a maior feira literária do estado, reforçando o incentivo à leitura e o acesso ao conhecimento
Rio das Ostras - A Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão, em Rio das Ostras, contará com um reforço de peso no seu acervo graças a um incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O município foi contemplado com o Bibliocard, um cartão com R$ 10 mil de crédito exclusivo para a aquisição de livros durante a 22ª Bienal do Livro, que acontece até o dia 22 de junho, no Riocentro, Zona Oeste do Rio.
O benefício é resultado de uma ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), que contemplou 67 municípios fluminenses ligados ao Sistema Estadual de Bibliotecas (SEB). No total, 101 instituições públicas serão beneficiadas com novos títulos, fortalecendo a rede de bibliotecas e democratizando o acesso ao conhecimento.
Durante a cerimônia de abertura da Bienal, nesta sexta-feira (13), a presidenta da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Rosemarie Teixeira, recebeu o cartão das mãos de representantes estaduais. Ela destacou a importância da iniciativa para a cidade: “Temos um acervo com mais de 40 mil obras, inclusive em Braille, mas é fundamental continuar investindo na renovação e ampliação. A maioria dos nossos leitores são estudantes, e esse recurso chega em boa hora para oferecer a eles novas possibilidades de pesquisa e leitura.”
A secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, reforçou o objetivo da iniciativa. Segundo ela, o programa busca garantir que todas as regiões do estado — da capital ao interior — tenham acesso à cultura de forma equitativa. “O título de Capital Mundial do Livro reflete nosso compromisso com a literatura. Fortalecer as bibliotecas é investir diretamente na formação do nosso povo e no futuro do Rio”, afirmou.
A Biblioteca Municipal Professora Íris Galvão está localizada na Avenida Amazonas, s/nº, Extensão Novo Rio das Ostras. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acesso gratuito a livros e espaços de leitura. A expectativa é que os novos exemplares adquiridos durante a Bienal estejam disponíveis ao público já no segundo semestre deste ano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.