Ressaca no mar e rajadas de vento preocupam autoridades e exigem atenção redobrada da populaçãoFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A cidade de Rio das Ostras enfrentou cinco ocorrências relacionadas ao mau tempo na última terça-feira, 29, após a chegada de uma frente fria à região sudeste. Os ventos intensos provocaram queda de galhos, árvores e fios de energia elétrica em diferentes pontos do município, o que exigiu atenção especial por parte das equipes da Defesa Civil, que seguem em monitoramento permanente.
Entre as ocorrências, uma árvore caiu sobre um veículo no bairro Terra Firme, enquanto em Cantagalo, a fiação de baixa tensão foi danificada, bloqueando a passagem de veículos e pedestres. Na Cidade Beira Mar, fios de alta tensão também cederam. Outro caso foi registrado no pátio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Rocha Leão, onde galhos secos caíram devido aos ventos.
Segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), ainda há previsão de rajadas moderadas a fortes nas regiões da Baixada Litorânea, Norte e Noroeste fluminenses. A ressaca no mar deve persistir até as 21h de quinta-feira, com ondas entre 2,5 e 3 metros de altura.
Apesar dos danos materiais, não há registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, reforça a importância de seguir os alertas das autoridades. Ele também orienta que os pescadores evitem navegar enquanto durar a ressaca.
Em situações de emergência, os moradores devem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou com a Defesa Civil, pelo número 199.