Equipes monitoram áreas de preservação para prevenir incêndios provocados por ações humanasFoto: Divulgação

Rio das Ostras - A cidade de Rio das Ostras entrou em estado de alerta nesta segunda-feira (4), por conta do risco elevado de incêndios florestais. A combinação de tempo seco, ventos intensos e baixa umidade preocupa autoridades locais, que intensificaram a vigilância em regiões de mata e áreas de preservação ambiental.
Equipes da Defesa Civil e da Guarda Ambiental iniciaram uma força-tarefa para reforçar o monitoramento e coibir práticas que aumentam o risco de fogo, como a queima de lixo ou o uso do fogo para limpeza de terrenos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Silva Martins, atitudes simples podem desencadear situações perigosas. Ele destaca que um único foco de fogo pode se alastrar rapidamente em dias secos, colocando vidas e o meio ambiente em risco.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) classificou o risco de incêndios como muito alto em toda a região da Baixada Litorânea, onde está inserido o município. A população é orientada a evitar qualquer tipo de fogo próximo a vegetações e a denunciar irregularidades.
Em caso de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, a Defesa Civil pelo 199 e a Guarda Ambiental pelo 153.