Curta-metragem será exibido em duas sessões, destacando paisagens de Rio das Ostras e último trabalho de Joel BarcellosFoto: Divulgação

Rio das Ostras - O Teatro Municipal de Rio das Ostras recebe nesta quinta-feira, 14, duas sessões de pré-estreia do curta-metragem “A Constelação de Órion”, em homenagem ao ator Joel Barcellos, morador da cidade falecido em 2018, e que dá nome ao espaço cultural. As sessões acontecem às 20h e às 21h, com duração de 30 minutos, reunindo cenas gravadas em 2012, quando Joel ainda era vivo, e em 2024, além de animação em 2D.
O filme conecta passado e presente ao reunir os mesmos atores, agora adultos, que participaram das gravações há 12 anos. O protagonista, Órion, é interpretado pelo filho do diretor Allexandre Costa, responsável pela produção. As imagens destacam praias, costões rochosos, petróglifos do Mar do Norte e áreas de restinga da cidade, em uma narrativa que começa em uma Quarta-Feira de Cinzas, quando oito crianças se reúnem para contar histórias.
A história acompanha os personagens enquanto Diana insiste em reler o livro “A Constelação de Órion”, revelando paralelos entre fantasia e realidade. Elementos do folclore brasileiro, como Curupira e Iara, e entidades da mitologia africana, como Xangô e Ogum, entram em cena, reforçando a riqueza cultural do curta e a celebração da memória de Joel Barcellos.