Palestras reforçam conscientização e orientação sobre os direitos das mulheres e combate à violência domésticaFoto: Divulgação

Rio das Ostras - Rio das Ostras realiza até o dia 29 de agosto um ciclo de palestras voltado ao enfrentamento da violência doméstica, em alusão ao Agosto Lilás e ao aniversário da Lei Maria da Penha. A primeira atividade aconteceu nesta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal de Vereadores, com foco na conscientização sobre a lei e na orientação das mulheres quanto aos seus direitos. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Segurança Pública em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), e tem como público principal os guardas civis municipais e servidores da pasta.
De acordo com a inspetora da Guarda Civil Municipal e responsável pela Patrulha Maria da Penha, Tamiris Miranda, o ciclo de palestras tem sido um espaço importante de troca de experiências e aprendizado. Ela destacou que a campanha vem promovendo conscientização e reforçando a atuação da rede de proteção às mulheres. “Essa campanha tem sido de muito aprendizado e, em outubro, teremos um evento ainda mais completo para marcar nosso aniversário”, afirmou.
Durante o período, as palestras serão realizadas em diversas unidades do município, incluindo o Centro Integrado de Convivência (CIC I e CIC II) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Norte, Cantagalo e Rocha Leão. As atividades abordam o combate à violência contra a mulher, orientação sobre a Lei Maria da Penha e o fortalecimento da rede de proteção, buscando conscientizar a população e capacitar os servidores que atendem diretamente às demandas das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O ciclo de palestras reforça o compromisso de Rio das Ostras com a valorização da vida, a prevenção da violência de gênero e a promoção de políticas públicas que garantam proteção e amparo às mulheres, fortalecendo a conscientização e a participação da sociedade na luta contra a violência doméstica.