Unidades de saúde de Rio das Ostras abrem as portas para atendimento completo durante o Dia D da SaúdeFoto: Divulgação
As unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Cidade Praiana, Nilson Marins, Recanto, Nova Cidade, Dona Edmeia, Cláudio Ribeiro e Âncora, além da Unidade Básica de Saúde do Jardim Mariléa e do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (NASCA), estarão abertas para consultas e procedimentos agendados ou de demanda espontânea.
Durante o Dia D, os serviços oferecidos incluem salas de vacinas com imunizantes de rotina para todas as idades, atendimento médico e de enfermagem, curativos, procedimentos diversos e consultas de saúde bucal. O NASCA focará na redução da lista de espera para consultas de pediatria geral e neuropediatria, beneficiando crianças e adolescentes previamente agendados.
A vacinação será destaque, com aplicação de imunizantes contra HPV em dose única para adolescentes de 9 a 15 anos incompletos, estendendo-se até os 19 anos até dezembro, conforme orientação do Ministério da Saúde. A população também terá acesso à vacina contra a dengue, indicada para crianças de 10 a 14 anos, reforçando a proteção da comunidade contra o vírus.
A ação é potencializada pela atuação dos Agentes Comunitários de Saúde, que visitam residências para orientar famílias, reduzir demandas reprimidas e reconectar a população aos serviços essenciais. Estudos confirmam que a coadministração das vacinas contra HPV e dengue é segura, permitindo otimizar o atendimento e aumentar a cobertura vacinal entre adolescentes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.