Grupo de ginástica rítmica de Belford Roxo se apresentou na abertura dos Jogos, que começaram com futebol, handebol e atletismo
 - Luciano Belford / Agência O Dia
Grupo de ginástica rítmica de Belford Roxo se apresentou na abertura dos Jogos, que começaram com futebol, handebol e atletismo Luciano Belford / Agência O Dia
Por Bernardo Costa

Rio - A delegação de Duque de Caxias largou na frente na rodada de abertura da 21ª edição dos Jogos da Baixada, ontem, na Vila Olímpica de Caxias. A equipe da cidade confirmou o favoritismo no atletismo e levou 12 medalhas de ouro das 14 disputadas nas modalidades de corrida, salto em distância e arremesso de peso, na categoria sub-17, masculino e feminino. Na quadra de handebol, onde aconteceram as disputas do feminino sub-14, as meninas de Magé, que levaram prata no ano passado, avançaram este ano e garantiram o ouro. No futebol de campo, os times de Nilópolis, Mesquita, Magé, Guapimirim, Caxias e Nova Iguaçu passaram de fase e vão disputar as quartas de final.

As disputas começaram logo após a cerimônia de abertura. Se na pista de atletismo Duque de Caxias liderou com folga, na quadra de handebol o embate entre as equipes foi disputado, com lances que decidiram partidas nos momentos finais.

Foi o que aconteceu na semifinal entre Magé e Caxias. No segundo tempo, a equipe que jogava em casa liderava por 6 a 5, quando a meia direita Maria Karoline, de 13 anos, recebeu a bola e empatou o jogo no contra-ataque. Logo em seguida, o apito final. A disputa foi para o tiro de sete metros. Placar de 4 a 2 para o time de Magé.

Na final, as meninas de Magé enfrentaram a equipe de Queimados, que, pela primeira vez na história dos Jogos da Baixada, chegou à decisão do handebol feminino sub-14. Magé levou a melhor e, mais uma vez, Maria Karoline fez a diferença. Após a premiação, a atleta destacou o trabalho em conjunto como o principal fator para a conquista do ouro. "Não ganhei sozinha. O handebol é um jogo coletivo, e eu não teria feito os gols se as colegas de centro não tivessem feito bons passes para mim", reconheceu Maria Karoline.

Na equipe de Queimados, a também meia-direita Karine Matheus, de 12 anos, saiu orgulhosa de quadra com a medalha de prata no peito. "Mesmo atrás no placar nós não desistimos e lutamos até o fim. Isso serve para qualquer situação da vida. Nunca podemos desistir, pois a qualquer hora podemos virar o jogo", disse Karine.

Atletas do atletismo masculino - Luciano Belford / Agência O Dia

No atletismo, a supremacia de Caxias foi quebrada em apenas duas provas. Na corrida de 800m, no masculino, o ouro ficou com Clayton Ramos, de Nova Iguaçu. "Fiz o que o professor pediu: ficar atrás do primeiro e dar o gás na reta final. Deu certo", disse o atleta, de 17 anos.

Já na disputa do feminino, na corrida de 400m, Luane Vitória, de Belford Roxo, levou o ouro para casa. "Acho que deu tudo certo porque eu entrei na pista pensando em me divertir", disse a jovem atleta.

Autoridades marcam presença no evento
Jovens que disputam as provas de atletismo sub-17 já foram premiados em diversas modalidades
Jovens que disputam as provas de atletismo sub-17 já foram premiados em diversas modalidadesLuciano Belford / Agência O Dia
Publicidade
INTEGRAÇÃO

Depois das apresentações artísticas foi a vez de as autoridades públicas e empresários saudarem o evento. Marcos Salles, presidente do Grupo O Dia, destacou que os Jogos da Baixada colaboram com o desenvolvimento social da região e com a integração dos municípios. "Ele permite que os prefeitos se aproximem e possam fomentar, juntos, outras atividades relacionadas ao esporte a à saúde", disse Salles.

VALORIZAÇÃO