Teatro e Centro Cultural vão receber oficinas do Anima Mundi neste sábado - Divulgação
Teatro e Centro Cultural vão receber oficinas do Anima Mundi neste sábadoDivulgação
Por O Dia
O 27º Festival Anima Mundi e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio oferecem, neste sábado, duas oficinas de animação no Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho e no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo. A programação para maiores de 6 anos acontece no bairro do Flamengo, das 10h às 16h, possibilitando o público a conhecer e participar das aulas nos dois espaços.

O Teatro de Fantoches e Marionetes Carlos Werneck de Carvalho recebe a Oficina de Pixilation em que os participantes criam uma história, se fantasiam e fazem poses sucessivas que serão fotografadas uma a uma, criando uma animação. No mesmo horário, acontece a Oficina de Areia no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo. Com dedos, pincéis e outros instrumentos, o público poderá desenhar sobre a areia espalhada numa mesa iluminada por baixo. O objetivo é fotografar os desenhos para criar um movimento. Não é necessário fazer inscrição prévia.
Filmes produzidos por alunos
Publicidade
Nesta edição, também está sendo contada a identidade da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá. Dois filmes produzidos por dez alunos da instituição estão sendo exibidos durante o festival deste ano. Os curtas "A Menina do Jongo" e “Saudação Tropicaliente” contam as vivências dos jovens com a dança e a música, que fazem parte do dia a dia do bairro e da escola. A professora de história e coordenadora do projeto na unidade Rachel Caé conta que sentiu um amadurecimento dos alunos:

"Trabalhamos a questão cultural a partir da nossa identidade brasileira e local. Muitos alunos participam do jongo e resolveram abordar a presença da mulher nessa dança de roda. Eles curtiram muito e perceberam a responsabilidade de produzir um filme e se tornaram protagonistas da história deles".
Este ano, a Secretaria Municipal de Cultura é a principal patrocinadora do Festival Anima Mundi - Divulgação
Publicidade
Também participam do festival a Escola Benjamin Constant, no Santo Cristo, com a animação "Benjamin e a sua história" e o Ciep Zumbi dos Palmares, em Coelho Neto, com "O burrinho Candinho". As quatro produções estão entre os 29 vídeos selecionados na categoria Futuro Animador, que conta ainda com as participações de países como Portugal, Argentina e Bélgica.
O Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo, acontece até este domingo, no Rio de Janeiro, e de 24 a 28 de julho, em São Paulo, e exibe mais de 300 filmes.