Eliana Almeida, 56 anos: vítima Reprodução/ TV Globo
Por O Dia
Publicado 12/03/2021 07:26 | Atualizado 12/03/2021 07:28
Rio - O corpo Eliana Almeida de Carvalho, de 56 anos, será enterrado nesta sexta-feira, às 10h, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio. O velório será realizado na capela 5, a partir das 8h. A passageira foi a vítima fatal do acidente envolvendo um carro de passeio e um ônibus do BRT, que aconteceu por volta das 19h40 desta quarta-feira, entre as estações Embrapa e Mato Alto, no corredor Transoeste. 
Eliana ia para o trabalho todos os dias de BRT, mas sempre voltava de carona. No entanto, na noite de ontem, a amiga que a levava de volta passou mal e ela precisou retornar usando o meio de transporte. Ainda segundo parentes, Eliane evitava voltar de BRT por causa da aglomeração.
Publicidade
O motorista Rodrigo dos Santos, funcionário que conduzia o BRT no momento do acidente com um carro que matou uma passageira e deixou 34 feridos, relatou que os gritos de desespero dentro do coletivo foram intensos. Em conversa com o diretor do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb Rio), Ademir Francisco, o motorista detalhou o momento da colisão.
De acordo com Rodrigo, ele estava trafegando na Avenida Dom João VI (TransOeste) e de repente viu o choque lateral causado pelo veículo de passeio. Após o contato, o BRT tombou. "Foi muito rápido. Não houve tempo para evitar, foi como se fosse instantâneo o choque e perdeu o controle do articulado. Os gritos de desespero eram intensos no momento e mesmo saindo do veículo conseguiu ajudar outros a saírem", contou o diretor do Sindicato após conversa com Rodrigo.
Publicidade
Em um vídeo enviado aos colegas de profissão, minutos depois do acidente, o motorista, analisando a dimensão do acidente, disse que o susto foi grande e agradeceu o apoio a preocupação. "Tá tudo bem e vamos torcer para que tudo dê certo. Foi um milagre de Deus", disse ele na gravação.
Segundo o representante dos motoristas do BRT e diretor do sindicato, a falta de fiscalização nesse trecho e a negligência dos motoristas são constantes no local. "Já estava previsto que em algum momento uma tragédia aconteceria e só não foi pior devido a experiência do condutor do BRT que conseguiu amenizar as consequências do acidente".
Publicidade
O motorista do veículo de passeio, que teria provocado o choque, fugiu do local do acidente. Peritos da Polícia Civil estiveram no local e periciaram o veículo. A polícia colheu impressões digitais no carro para descobrir a identidade de quem estava dentro do veículo. Testemunhas contaram que além do motorista, havia uma mulher e duas crianças. Eles sumiram do local após o acidente. O carro tem placa da cidade de Santo André, em São Paulo, e foi levado para o pátio da delegacia de Guaratiba.
Em um áudio enviado ao WhatsApp do DIA (98762-8248), uma mulher que não teve a identificação revelada, disse que estava atrás do BRT quando aconteceu o acidente. "Esse carro vermelho invadiu a pista, o motorista não conseguiu frear e tombou. Tem muita gente ferida. Tem gente morta. Tem uma moça presa nas ferragens. Muito triste", desabafou.
Publicidade
O DIA procurou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) para apurar a denúncia sobre a falta de fiscalização apontada pelo Sintraturb Rio na matéria. Até o momento, não houve retorno. O espaço está aberto para resposta.
Leia mais