55ª DP (Queimados)Divulgação
Por O Dia
Publicado 19/05/2021 15:42
Rio - A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prenderam uma pessoa em flagrante, nesta quarta-feira (19), durante operação em 23 endereços ligados à milícia de Wellington da Silva Braga, o Ecko, que atua em Queimados, na Baixada Fluminense. Também foram apreendidos celulares, anotações e material de telefonia e 'gatonet'. 
Publicidade
Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB/PCERJ) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE/PCERJ).
De acordo com o MPRJ, a investigação, a cargo da 55ª DP (Queimados), teve início a partir da informação de que um grupo miliciano originário de Campo Grande estaria migrando para a cidade de Queimados, com objetivo de ampliar seu domínio territorial. Ainda segundo a apuração, a organização criminosa é proveniente do chamado "Bonde do Ecko", grupo responsável por praticar extorsões e ameaças contra comerciantes e moradores da região, em troca de suposta proteção.

Alguns dos alvos foram detidos em flagrante anteriormente, enquanto monitoravam viaturas policiais a fim de repassar as informações para os demais membros da organização criminosa. O MPRJ também informou que foi possível identificar outros participantes da milícia e suas respectivas funções no grupo criminoso, a partir de depoimentos colhidos em sede policial e outras diligências realizadas.

Na decisão, o Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada ressaltou que as buscas requeridas pelo MPRJ são imprescindíveis para melhor esclarecimento dos fatos investigados, possibilitando obter informações sobre a organização criminosa, identificar outros integrantes e descobertas de novos ilícitos.
Leia mais