Policiais estão desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, no Morro da FormigaReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Publicado 14/03/2022 12:34 | Atualizado 14/03/2022 17:34
Rio - Operações da Polícia Militar realizadas desde as primeiras horas desta segunda-feira (14) em comunidades da Zona Norte do Rio deixaram, pelo menos, dois mortos e prenderam três criminosos. As ações aconteceram no Morro da Formiga, no bairro da Tijuca, e nas favelas de Furquim Mendes e Dique, em Vigário Geral, com a atuação do Comando de Operações Especiais (COE) e do 16º BPM (Olaria), respectivamente.

No Morro da Formiga, uma pessoa morreu durante um confronto com os PMs. Segundo relatos de moradores, houve intenso tiroteio com a chegada dos militares. A corporação informou que as equipes foram atacadas a tiros por criminosos armados e houve confronto. Na ação, uma pessoa foi baleada e socorrida ao Hospital Federal do Andaraí (HFA), mas não resistiu. Contra o homem havia seis mandados de prisão. Os policiais apreenderam uma pistola.

Já nas comunidades de Vigário Geral, um criminoso foi morto em uma troca de tiros com policiais, após uma equipe ter sido atacada, de acordo com a PM, na ação para combater roubos de cargas e automóveis na região. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), na Penha, mas não resistiu aos ferimentos. Outros três bandidos foram presos. Até o momento, os militares apreenderam quatro armas, granada, rádio comunicador, drogas e uma motocicleta.
Na madrugada de hoje, dois criminosos também morreram em um confronto com policiais militares, em Marechal Hermes, durante um patrulhamento do 9º BPM (Rocha Miranda) na região. Após a troca de tiros, os PMs encontraram a dupla ferida. Eles foram socorridos para o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), no mesmo bairro, mas não resistiram. Na ação, a Polícia Militar apreendeu um fuzil AR 10, calibre 7.62, uma granada e drogas.

Onda de violência na Zona Norte

Na última semana, moradores da Zona Norte vem sofrendo com uma forte onda de violência. Na madrugada de domingo (13), Gilcemir da Silva, de 47 anos, morreu após ser baleado no rosto durante um tiroteio entre bandidos e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Morro do Dezoito, em Água Santa. A vítima estava em uma festa de família quando foi atingido por uma bala perdida. O sepultamento acontece nesta segunda-feira, às 16h, no Cemitério de Inhaúma.

Na noite de sábado (12), uma mulher, ainda não identificada, foi baleada após sofrer uma tentativa de assalto que resultou em uma troca de tiros entre um policial e criminosos, na Rua Leocádio Figueiredo, em Guadalupe. Segundo a Polícia Militar, um agente, que estava de folga, presenciou a tentativa de assalto e reagiu. Houve confronto e os criminosos conseguiram fugir. A mulher foi socorrida ao Hospital Estadual Albert Schweitzer (HEAS), em Realengo. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Moradores da Tijuca vivem clima de insegurança após diversos crimes nos últimos dias. Na madrugada de sexta-feira (11), um homem morreu após ser esfaqueado no pescoço, na Rua Conde de Bonfim, próximo a Rua Alzira Brandão, após reagir a um assalto. Ainda na noite de sexta-feira, um criminoso ficou ferido após tentar roubar um carro e entrar em confronto com policiais, na Rua Barão de Itaipu.

Na quinta-feira (10), outros dois criminosos foram mortos após uma tentativa de assalto na Rua Mariz e Barros. Durante a tarde deste mesmo dia, três homens armados entraram em uma joalheria no Shopping Tijuca e fugiram levando objetos da loja. Os policiais realizaram um cerco e, ao tentar abordar os criminosos, foram atacados e houve confronto.
Leia mais