O bicho-preguiça, roubado do Parque Lage para ser vendido em uma feira em Caxias, foi devolvido a natureza no Jardim BotânicoMarcos Porto/Agência O Dia
Bicho-preguiça furtado do Parque Lage é tratado e devolvido à natureza
Criminosos doparam o animal e pretendiam vendê-lo em feira de Caxias
Rio - A história do bicho-preguiça furtado por três homens no Parque Lage teve um final feliz: o animal, capturado em uma área de mata do parque, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, passou por exames e foi tratado para retornar à natureza, na manhã desta sexta-feira (3).
Marina Morgim, supervisora de fauna do Jardim Botânico, ressaltou que casos assim não são incomuns. "Infelizmente, casos assim não são difíceis de se ver. Só há o tráfico, porque há demanda. As pessoas compram esses animais, porque acham que esses bichinhos são pets. As pessoas acham fofo ter um bicho desse dentro de casa, mas não é. Esses animais merecem têm o direito de serem livres. Eles têm seu devido papel na natureza e sua retirada pode, futuramente, causar um desequilíbrio", pontuou.
Marina também disse que a preguiça passou por acompanhamento veterinário e foi reinserida na natureza sem qualquer problema.
"Após recebermos o bichinho da Patrulha Ambiental, encaminhamos para o instituto Vida Livre, que tem todo um suporte veterinário para que tivéssemos a certeza de que ela estava bem e já apta a retornar de onde nunca deveria ter saído", contou.
Presos em flagrante, os suspeitos admitiram ter dopado o animal de 1,3 kg e o colocado em uma mochila para vendê-lo em uma feira de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por valores entre R$ 1,5 e R$ 4 mil. Eles já eram investigados por crimes semelhantes contra aves, tartarugas e macacos-pregos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.