Leite humano doado alimenta até dez recém-nascidos por diaArquivo/Agência Brasil
A queda costuma acontecer no período de dezembro a fevereiro, já que devido às festividades de fim de ano e às férias muitas doadoras viajam. Porém, o abastecimento das UTIs acontecem durante todo o ano, mesmo em período de baixas doações.
De acordo com a Fiocruz, um litro de leite doado por lactantes pode alimentar até dez recém-nascidos por dia e se faz bastante necessária para os bebês, que não podem ser amamentados pelas mães por conta de suas condições de saúde.
Com a queda nos estoques, o abastecimento de leite para os hospitais é prejudicado e surge o risco de desnutrição e dificuldades de desenvolvimento nos bebês que estão internados e só contam com essa modalidade de alimentação.
"A doação de leite é importante para o bebê que a recebe, pois um é leite de qualidade nutricional elevada que vai ajudá-lo a sair deste período de risco. A doação também é importante para a mãe do prematuro, pois com a certeza que seu filho está recebendo o melhor alimento isso a deixa mais tranquila e facilita o processo de produção de leite para o seu próprio bebê. E a mãe que doa também ganha. pois o ato de retirar o volume excedente evita mastite e quanto mais ela doa, mais ela produz, não faltando para o seu filho", explica a coordenadora do BLH, Danielle Aparecida Silva.
Para as mulheres que desejam realizar a doação, é necessário produzir volume de leite maior do que seu próprio filho precisa, ter boa condição de saúde e não tomar medicamentos contraindicados com a amamentação.
A doadora também precisa ter em mãos os últimos exames do Pré-Natal. Após isso, é necessário entrar em contato com o banco de leite através do telefone 0800 026 8877 ou no próprio local de doação.
A coleta é feita no Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano, localizado no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na Avenida Rui Barbosa, 716, no Flamengo, Zona Sul do Rio.
Coletas em 2022
De acordo com levantamento da Fiocruz, no ano de 2022, o BLH coletou 3.097,6 litros de leite humano doados por 2.235 mulheres lactantes, com uma média de 185 doadoras por mês, de forma voluntária, que foram distribuídos para 522 recém nascidos prematuros.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.