Por sua participação na Segunda Guerra Mundial, ela recebeu a Medalha de Campanha e a Medalha de GuerraDivulgação/Exército Brasileiro
Nascida na cidade do Rio de Janeiro em 1917, ela se dedicou a cuidar da saúde de militares brasileiros feridos no campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial.
Virgínia Portocarrero apresentou-se voluntariamente para a FEB, na Diretoria de Saúde do Exército, no prédio do então Ministério de Guerra, hoje Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio de Janeiro. Ela realizou o Curso de Emergência de Enfermeiras da Reserva do Exército, de janeiro a abril de 1944, sendo convocada como Enfermeira de 3ª Classe.
Após a guerra, Virginia foi licenciada do Serviço Ativo e retornou à Prefeitura do Distrito Federal, onde serviu até 1957. Neste ano, por dispositivo legal, foi convocada para o Serviço Ativo do Exército, retornando no posto de 2º tenente e classificada na Policlínica Central do Exército. Em 1962, foi promovida ao posto de 1º tenente Enfermeira. Em 1963, deixou o Serviço Ativo, quando foi promovida a capitão, ingressando na Reserva de 1ª Classe.
Ela será velada e sepultada no Mausoléu da FEB, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A data e horário não foram divulgadas pela família.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.