Ruas de Vila Isabel ficaram alagadas na noite desta quinta-feira (30)Leitor Dennis Cusatis

Rio - O município do Rio entrou em estágio de atenção por causa das fortes chuvas na noite desta quinta-feira (30). Até o momento, a Zona Norte é a região mais afetada, principalmente no Grande Méier e na Tijuca. Vídeos publicados nas redes sociais mostram bolsões d'água se formando em Olaria.
CONFIRA
De acordo com o Centro de Operações do Rio, também chove forte na Zona Oeste, além da Baixada Fluminense. Com diversos pontos de alagamento pela cidade, 81 sirenes em 50 comunidades foram acionadas. O COR informou que as sirenes foram desmobilizadas às 22h25. 
Na Rua Clarimundo de Melo, entre os bairros Piedade e Encantado, um homem teve que abandonar o seu carro porque a água tomou conta do veículo.
Em São Conrado, na Zona Sul, bolsões d'água se formaram na Avenida Niemeyer e equipes da Prefeitura do Rio foram acionadas.  Na Avenida Brasil, na altura de Benfica, na Zona Norte, houve alagamento na pista sentido Zona Oeste.
Já na Baixada, o temporal provocou alagamento na BR-040, em Duque de Caxias, afetando o fluxo que segue no sentido Juiz de Fora. Também chove forte na Serra de Petrópolis.
Com relação ao transporte ferroviário, a Linha 1 da SuperVia está alagada na estação do Méier e os trens aguardam a ordem de circulação nos ramais Japeri e Gramacho. Nas proximidades da estação Corte 8, em Duque de Caxias, há falta de energia. Por fim, os ramais Deodoro, Belford Roxo, Saracuruna e Santa Cruz estão com intervalos regulares.
Os ônibus e metrôs também estão sofrendo para circular nesta noite. De acordo com a Mobi-Rio, a chuva forte na cidade afetou a operação do corredor Transcarioca na noite desta quinta-feira (30). Devido a alagamentos entre Vaz Lobo e Olaria, a linha 42 (Madureira x Galeão) ficou temporariamente suspensa. Saindo do Alvorada, as linhas 46 (Alvorada x Penha) e 31 (Alvorada x Vicente de Carvalho) seguiram apenas até a estação Manaceia, em Madureira. No sentido Alvorada, ficaram temporariamente inoperantes.
Por volta das 21h30, os serviços no corredor Transcarioca começaram a ser normalizados. Até este horário, a estação Olaria ficou fechada temporariamente para embarque e desembarque. A estação foi reaberta por volta das 22h35.
Já o MetrôRio informou que, por conta da queda de uma galho de árvore, houve um corte de energia temporário no trecho entre Thomaz Coelho e Del Castilho. As equipes da concessionária atuaram no local liberaram a via. Neste momento, a Linha 2 opera com intervalos irregulares. Já nas linhas 1 e 4, não houve alterações. Ainda por conta do temporal, houve a queda de uma telha na plataforma da estação Engenho da Rainha, no sentido Pavuna. Não houve feridos, de acordo com a concessionária. A equipe de manutenção está no local.

O Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Recomendações
- Siga sua rotina, mas fique atento;
- Acompanhe a previsão do tempo e suas atualizações;
- Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
- Se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o número 40199, por mensagem de texto;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
Monitoramento no estado
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), informaram que estão monitorando as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar qualquer possível dano.

Os Bombeiros do Rio já atenderam mais de 50 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense. Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal - o que ainda não aconteceu.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios.

Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico nas regiões Sul, na Baixada Fluminense e na capital. Há risco de alagamentos e inundações nos municípios de Barra Mansa, São João de Meriti, Duque de Caxias, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Piraí, Itaguaí, Valença, Pinheiral, Engenheiro Paulo de Frontin e Mesquita.

Há riscogeológicoalto nas regiões Sul, Baixada Fluminense e capital, com possibilidade de deslizamentos nos municípios de Barra Mansa, São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Rio de Janeiro.