Rio - Uma operação conjunta entre as polícias civis do Rio e do Paraná prendeu, nesta quarta-feira (5), Marcelo Rosa Andrietti, de 36 anos, apontado como um dos maiores assaltantes de banco do país. Ele foi localizado em um imóvel no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio, após oito meses de investigação.
De acordo com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que atuou na prisão, o criminoso tem uma extensa ficha criminal, com três mandados de prisão em aberto por homicídio, além de ser suspeito de participar de diversos assaltos a bancos no Paraná. Marcelo também tem passagens por tráfico de drogas e ameaças a testemunhas.
Por conta dos crimes, a prisão dele era considerada prioritária pela Secretaria de Segurança do Paraná. A investigação que levou à prisão do criminoso começou em agosto do ano passado, com levantamento de informações pelo setor de inteligência da Core e também do Centro de Operações Especiais (Cope) da Polícia Civil do Paraná.
O delegado coordenador da Core, Fabrício Oliveira, explicou que as investigações revelaram que o criminoso usava o lucro obtido nos assaltos a banco para praticar outros crimes. "As informações de inteligência apontam que além da sua forte atuação no roubo a banco, ele também atuava no tráfico de drogas. Ele investia os ganhos nesses roubos, ou seja, os ganhos ilícitos, no tráfico de drogas",
"O Marcelo Rosa é um dos maiores assaltantes de banco do Brasil, sendo um dos principais do Paraná. Era alvo prioritário da Secretaria Estadual de Segurança do Paraná. Por isso, a gente já vinha num trabalho do Core com o Cope num trabalho de inteligência nos últimos oito meses tentando encontrar ele aqui no Rio", explicou o delegado.
O coordenador da Core não descartou a possibilidade da quadrilha de Marcelo ter planejado crimes no Rio. "Ele é um criminoso que tem atuação em todos os estados da federação, então não se descarta que ele estava aqui no Rio para planejar ações criminosas, mas esse trabalho e análise, só serão feitos nos próximos dias", finalizou.
A prisão do suspeito, inclusive, foi anunciada pelo próprio governador Cláudio Castro, em suas redes sociais: "Principal assaltante de bancos do Paraná acaba de ser preso pela Core no Leme em um trabalho conjunto com o Cope do Paraná. Em breve mais detalhes!", compartilhou o governador.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.