Eliane Lorett Campos, de 58 anos, era atriz e professora; a vítima morreu durante uma tentativa de assalto em outubro de 2022Reprodução/Redes Sociais

Rio - Ely Luiz da Silva, acusado de envolvimento na morte da professora e atriz Eliane Lorett Campos em Marechal Hermes no ano passado, foi condenado nesta segunda-feira (10) a 21 anos e quatro meses de reclusão pelo crime de latrocínio. Ele também recebeu uma condenação pelo crime de corrupção de menores.
Segundo o juiz Alfredo José Marinho Neto, da 1ª Vara Criminal de Madureira, as provas demonstraram a autoria do crime realizado por Ely e por um adolescente. O magistrado apontou que o menor foi o responsável pela abordagem direta da vítima, com o uso de arma de fogo, enquanto Ely dava cobertura à ação.
A vítima foi atingida após não obedecer à ordem de parada e acelerar o veículo, resultando em sua morte. Após o disparo, os dois fugiram do local.
A sentença ressalta que "aquele que pratica crime de roubo com comparsa armado tem plena consciência de que a ação delitiva pode resultar em morte ou outros graves resultados imanentes a essa conduta, pelo que deve ser responsabilizado pelo resultado final do crime, juntamente com o comparsa".

O Ministério Público, o réu e a defesa ainda podem recorrer da sentença.
Relembre o caso
O crime aconteceu no dia 5 de outubro de 2022, por volta das 21h40, quando a atriz trafegava em seu veículo com uma amiga no banco de carona pela Rua Costa Filho, em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio.
Ely e o adolescente abordaram o veículo, mas Eliane não obedeceu a ordem de parada. A dupla então disparou contra o carro e fugiram do local. Os acusados foram presos um pouco mais de 24 horas depois por agentes da 24ª DP (Piedade), na casa de parentes. Segundo os investigadores da distrital, o menor de idade detido assumiu que usava um revólver calibre 38 mm e que foi ele quem disparou contra o carro.
O crime foi registrado por câmeras de segurança da rua e o ataque durou menos de dez segundos. Nas imagens, é possível ver dois homens, de blusas branca e azul, andando pela calçada quando o carro da atriz se aproxima. Em seguida, um dos bandidos vai para o meio da rua e aponta a arma em direção ao veículo da vítima, que não para. O assaltante então atira na lateral do automóvel, que segue até bater em um muro.