Rio - Agentes da Coordenadoria de Inteligência da Operação Foco Divisas e auditores da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio (Sefaz) apreenderam, na manhã desta segunda-feira (17), cerca de 31 toneladas de ração que estavam sendo descarregadas de maneira irregular em um estabelecimento na Rodovia Amaral Peixoto, em Maricá, Região Metropolitana do Rio.
Segundo informações, equipes realizavam operação para combater crimes fiscais em rodovias e estradas do estado quando identificaram um caminhão trator descarregando a mercadoria em uma loja no bairro de Inoã. Na ação, foi identificado que a nota fiscal apresentava divergência do local de entrega da ração e foi feita a apreensão. O material foi encaminhado para o posto de controle fiscal de Nhangapi, em Itatiaia.
"É um trabalho de formiguinha, mas que vem apresentando resultados positivos para o Estado. Nessa apreensão, nossos agentes atuaram de maneira ímpar para identificar a irregularidade. Seguimos no combate aos crimes fiscais, ao lado da Secretaria de Fazenda", afirmou o subsecretário Especial de Controle de Divisas, Coronel Eduardo Vaz Castelano.
A empresa Infiniti Transportes, responsável pela carga feita com caminhão terceiro da empresa Fontanella Transportes, procurou o DIA e negou que a carga tenha sido apreendida e o caminhão encaminhado ao posto fiscal. Além disso, informou que fiscais voltaram atrás da decisão e liberaram a mercadoria para descarga no local.
Procurada pelo DIA, a Força Especial de Controle de Divisas, a Operação Foco, reafirmou que auditores fazendários identificaram divergências nas notas fiscais apresentadas e determinaram o acautelamento da mercadoria no Posto de fiscalização de Nhangapi, em Itatiaia. Contudo, após a finalização da ocorrência a empresa entrou com pedido de fiel depositário da mercadoria acautelada – termo jurídico usado para designar um indivíduo a quem a Justiça confia um bem durante um processo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.