Estabelecimento em SepetibaDivulgação

Rio - A dona do Lar Tita das Neves, Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, foi presa na quarta-feira (19) após uma denúncia anônima de maus-tratos e precariedade do local, que foi interditado pelos agentes. Durante a fiscalização, equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) encontraram dez idosos em situação precária, além de diversas irregularidades. Os internos, de acordo com as investigações, tiveram os cartões bancários retidos pela proprietária do estabelecimento.
De acordo com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio (Ivisa-Rio), que participou da operação juntamente com técnicos da Secretaria de Assistência Social do Município do Rio, foram encontradas diversas irregularidades, como estrutura física precária, infiltrações, condições insalubres e risco sanitário elevado.
Além disso, segundo o órgão, também foi verificada a falta de licenciamento sanitário e a ausência de equipe técnica de profissionais de saúde no estabelecimento. Em nota, o Invisa informou que as famílias dos idosos estão sendo contatadas para ir buscá-los. "Aqueles que não puderem voltar para suas casas serão acomodados em abrigos públicos", informa parte do comunicado.