Edvanderson Gonçalves Leite, o 'Deco', foi baleado e preso na UPA da RocinhaDivulgação

Rio - Um dos chefes do tráfico de drogas da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, Edvanderson Gonçalves Leite, o Deco da CDD, de 57 anos, foi transferido do Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul, para a Casa de Custódia de Benfica, nesta quinta-feira (20). Ele havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rocinha após ter sido baleado em um confronto com a Polícia Militar na comunidade de Jacarepaguá, na última.
Para fugir da região, o criminoso procurou atendimento médico e fingiu ser um paciente tuberculoso para ficar isolado e impedir que qualquer pessoa chegasse a ele. Segundo o Disque Denúncia, o núcleo de inteligência da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha e o Grupo Tático de Polícia de Proximidade (GTPP) realizaram buscas por hospitais da região e o encontraram na UPA da comunidade. Os PMs também descobriram que, após o atendimento, ele seria levado para uma clínica clandestina na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré.
Com diversas anotações, o bandido estava foragido e havia cinco mandados de prisão em aberto contra ele. Em sua ficha criminal, há anotações por homicídio qualificado, associação criminosa, tráfico de drogas e resistência. As duas últimas passagens pelo sistema penitenciário ocorreram em maio de 2015, quando foi detido pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) em Campina Grande, na Paraíba, mas solto em julho de 2016, após ser beneficiado por um habeas corpus.
Ele foi preso novamente em novembro do mesmo ano, em cumprimento de mandado de prisão. O traficante deixou a cadeia outra vez em dezembro de 2017, por decisão da Justiça Fluminense.