Praia do Leme, Zona Sul do Rio, é muito procurada por turistas, fluminenses e cariocasReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Dia Mundial da Terra: fotógrafo organiza mutirão de limpeza na Praia do Leme
Projeto, que será exposto em julho, pretende conscientizar a população sobre o meio ambiente
Rio - Para celebrar o Dia Mundial da Terra, será realizado um mutirão de limpeza na Praia do Leme, na Zona Sul da cidade, no próximo sábado (22), às 15h. O fotógrafo Tiago Petrik pretende registrar o lixo acumulado e escrever a palavra "Limpa" nas areias da praia, como parte do projeto "Rio do Futuro".
O artista acredita que as praias são uma das características mais marcantes da cultura do brasileiro e, com a poluição, a população pode perder esse direito. "A praia nos resume por uma série de motivos. É democrática. É saudável. É prazerosa. É geradora de renda. É criadora de modismos. Por tudo isso, é definidora da nossa cultura", afirmou.
Os registros serão disponibilizados na Casa Firjan, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Na exposição "Rio do Futuro", que acontece em julho, cada um dos dez fotógrafos deve responder sobre como vê o estado carioca.
"Por isso, decidi que a minha foto deveria provocar esta reflexão. O Rio do futuro precisa ser limpo, ou não teremos praia. E se não tivermos praia, deixamos de ser o Rio", comentou Tiago.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.