Avião passa perto de balão na rota de voo do Santos DumontReprodução

Rio - Um enorme balão foi visto por pedestres pelas praias de Botafogo e do Flamengo, na manhã deste sábado (22), na Zona Sul. Ele estava na rota de voo do aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), dependendo da massa do balão e da velocidade da aeronave, o impacto da colisão pode chegar a 250 toneladas.


Nas imagens filmadas por um repórter da Globo, divulgadas no Rjtv, um avião chega a desviar do balão ao fazer a curva perto do Pão de Açúcar. Segundo o Cenipa, o perigo pode ser ainda maior quando as condições meteorológicas não permitem o avistamento e, consequentemente, impedem o desvio que pode ser feito a tempo pelo piloto.

"A colisão contra balões pode provocar a degradação de sistemas vitais para a aeronavegabilidade, como a obstrução do tubo de pitot, ocasionando, entre outras consequências, a perda da indicação de velocidade da aeronave", disse o órgão. Outro risco ressaltado é a possibilidade de sucção do objeto pelo motor, provocando a sua parada durante o voo ou, ainda, a necessidade do piloto realizar uma manobra brusca, para desviar do balão, podendo colocar a aeronave em uma situação de risco ou ocasionar algum dano estrutural.

Soltar balões livres não tripulados sem a devida autorização e coordenação é crime, que pode ser enquadrado tanto no Art. 261 do Código Penal Brasileiro, por colocar em risco a segurança do tráfego aéreo, quanto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal no 9605/98), que prevê multa e pena de até três anos de prisão.