Evento irá promover atividades culturais e artísticas na Zona NorteDivulgação/Portela

Rio - A Portela irá promover cultura e literatura, a partir dias 28 a 30 de abril, pela literária 'FliPortela', na quadra da escola. Dessa vez, o evento terá como tema principal os 100 anos de fundação da Majestade do Samba. No domingo, dia 30, às 10h, será feita a inauguração da Biblioteca da Portela. Pelo segundo ano consecutivo, a festa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME).
A FLiPortela deste ano contará com a presença de editoras e escritores promovendo seus livros, debates sobre o carnaval, visitas de escolas públicas com direito a contação de histórias e a presença da escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro 'Um Defeito de Cor', que serviu como inspiração para enredo da escola para o próximo Carnaval, pensado pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, que também irão participar do evento.
A festa literária foi idealizada e organizada pelo Departamento Cultural da escola, sob o comando de Rogério Rodrigues. O diretor afirma que essa é uma edição muito especial, não apenas pela celebração do centenário da escola, mas também pela volta do evento em sua época nativa, no mês de aniversário da escola, sem as dificuldades da pandemia. "Será um momento de celebrar a vida também e prestar uma homenagem a todos os baluartes que nos deixaram desde então", afirmou.
O presidente da escola, Fábio Pavão, também comemora mais uma edição da Festa Literária que une arte, cultura e entretenimento.
"Para eu que sou professor, a FLiPortela é um evento especial, unindo as funções da escola como polo cultural e de expansão da cidadania. Este ano ainda tem o fato de estarmos retomando nossa tradição de transformar obras literárias em enredo, com a adoração do livro 'Um defeito de cor' pelos nossos carnavalescos", ressaltou o presidente.
Biblioteca na quadra da Portela
No ano de seu centenário, a Portela vai inaugurar uma biblioteca na comunidade. O espaço foi viabilizado através do Departamento de Cidadania da escola. A inauguração será neste domingo, na quadra da agremiação. A entrada será gratuita.

Uma biblioteca dentro da quadra da Portela era um sonho antigo da família portelense, conforme relembrou a diretora do Departamento de Cidadania, Helen Mary.

"É com enorme satisfação que vamos inaugurar nossa biblioteca que será um espaço de cultura, educação e lazer para a nossa comunidade. É importante demais abrirmos esse espaço no ano do centenário da Portela porque mostra que nossos fundadores estavam certos: samba é lugar de cultura, educação, arte, saúde e lazer. Estamos dando continuidade ao trabalho que foi iniciado por eles, a biblioteca nasce com esse propósito, além de ser também um local de resistência. Estou muito feliz", enfatizou Helen Mary.

A biblioteca contará com um sistema on-line onde o usuário poderá reservar os livros de interesse e buscar aos sábados, na biblioteca. Haverá sala multimídia com computadores, onde haverá exibição de filmes, workshops, palestras, contação de histórias. A velha guarda será presença constante no local para dividir histórias e ensinamentos para o público. Os demais segmentos da escola também irão participar do dia a dia da biblioteca da Portela contribuindo para manter viva a história e o legado centenário da Portela.