Aldir Blanc foi um dos compositores mais importantes para a MPBReprodução / Facebook

Rio - A família do compositor Aldir Blanc aguarda com bastante expectativa a inauguração do busto e da alameda que levarão o nome do compositor na Tijuca. A cerimônia, promovida pela prefeitura, será no dia 4 de maio, às 10h. Para Mary Sá Freire, viúva do poeta, a homenagem vai ajudar a eternizar ainda mais o nome de Aldir, autor de clássicos da MPB como "O Bêbado e o Equilibrista", "Resposta ao Tempo" e tantos outros.
"Eu acho que (a homenagem) é um reconhecimento, já que o Aldir viveu 40 anos na Tijuca, mesmo sendo um morador recluso. E eu acho este cantinho é como ele era: calmo e reservado. A minha expectativa é que este espaço se torne um ponto de encontro de amigos, uma coisa boa", afirma Mary.
Ela conta que fez questão de que a inauguração acontecesse em 4 de maio, dia em que a morte do compositor completará três anos. "A saudade aperta. [...] Esta será como uma despedida, já que quem faleceu naquele momento [início da pandemia], não pôde ter. Além disto, será uma celebração à vida do Aldir, como se fosse um pedacinho dele. Esta acaba se tornando uma homenagem para todos aqueles que faleceram de covid-19", analisa.
A viúva revela, ainda, que a família pretende plantar uma muda de goiabeira branca no espaço, já que a planta foi usada como um dos personagens de Aldir, numa crônica de 2005, "A Árvore da Vida". "Sair de Vila Isabel foi muito parecido com morrer, e me ocorre que, ao escrever o presente texto, me aproximo, de forma cada vez mais rápida, da árvore, transformada, agora sim, na goiabeira branca, que me recolherá definitivamente em seus galhos", dizia a obra.
Na próxima quinta-feira (4), familiares e amigos de Aldir vão se reunir no trecho da Avenida Maracanã que fica entre as ruas Garibaldi e Marechal Trompowski, na região conhecida como Muda. O local, bem perto de onde o poeta morou durante décadas, passará a se chamar Alameda Aldir Blanc. 
O busto, baseado em um desenho de Mello Menezes, foi concebido pelo próprio artista plástico, que foi grande amigo de Aldir. Além de Mary, estarão presentes na solenidade o prefeito Eduardo Paes, o subprefeito da Tijuca, Felipe Quintans, e os compositores Moacyr Luz e Moyseis Marques.
No domingo seguinte (7), a partir das 11h, junto ao busto, acontecerá o 'Furdunço pro Aldir', com Tiago Prata e músicos amigos do tradicional Bar Bip-Bip, de Copacabana, relembrando canções inesquecíveis.
"No dia 4 teremos a solenidade e no dia 7 iremos comemorar esta homenagem com os amigos e muita música boa", adianta Mary Sá Freire.
 
Reportagem: Manuella Viégas