O ônibus ficará na Praça Rui Barbosa, no Centro, durante 30 diasdivulgação

Rio – O programa Castramóvel, da RJ PET, começou, nesta segunda-feira (8), a castrar gratuitamente animais em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação conta com três veículos e busca diminuir o número de animais abandonados nas ruas e beneficiar tutores. O ônibus ficará estacionado na Praça Rui Barbosa, no Centro, durante 30 dias, e depois seguirá para outro endereço.
Os outros dois ônibus do programa atendem nas zonas Norte e Oeste do Rio: um no Shopping Jardim Sulacap, em Sulacap, e outro no Shopping Nova América, em Del Castilho. Inaugurado em dezembro de 2021 pelo governo do estado, o programa já alcançou a marca de mais de 200 mil cães e gatos castrados.
Segundo o veterinário do RJPet, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Já no caso das cadelas, é possível estimar um número de oito filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada seis meses.
"O procedimento reduz os riscos dos animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território" explica o veterinário.
As consultas são realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e podem ser agendadas no site.