Os agentes foram flagrados usando cassetetes para agredir os ambulantesDivulgação
Agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal se envolveram em mais uma confusão com ambulantes em Copacabana, neste domingo (28).
— Jornal O Dia (@jornalodia) May 29, 2023
Crédito: Rede Social#ODia pic.twitter.com/5IOrX44veS
Em nota, a Seop disse ainda que "garrafas e pedras foram jogadas na equipe, que precisou utilizar de força diferenciada para conter os ambulantes". Na ação, um dos homens que atacaram os agentes foi detido e encaminhado para a 12ª DP (Copacabana). Com ele, também foi encontrada uma quantidade de droga.
A Seop complementou que já abriu sindicância para verificar eventuais excessos dos agentes.
A covardia contra ambulantes continua.
— Rodrigo Mondego (@rodrigomondego) May 23, 2023
Agora foi um vendedor de milho em Copacabana sendo agredido absolutamente sem justificativa por agentes da Prefeitura do Rio.
ABSURDO, CRIMINOSO E IMORAL! pic.twitter.com/rVQNVp8RRE
Abordagem a ambulante gera confusão na Praia de Copacabana; Seop divulga imagens de vendedor com faca.
— Jornal O Dia (@jornalodia) May 23, 2023
Crédito: Reprodução/Redes Sociais e Divulgação/Secretaria Municipal de Ordem Pública#ODia pic.twitter.com/DXfZZZD4aK
No mesmo dia, dessa vez na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte do Rio, outra confusão terminou com um preso. No episódio, um guarda municipal foi flagrado batendo com um cassetete em pelo menos dois homens, enquanto outro aparece imobilizando e algemando um entregador de comida por aplicativo, que acabou preso por desacato e encaminhado para 19ª DP (Tijuca).
No dia 13 de abril, houve mais um flagrante de um ambulante sendo agredido, no Arpoador, na Zona Sul. Nas imagens registradas, é possível ver o momento em que o material de trabalho dele é recolhido e o vendedor tenta falar com um dos agentes, quando leva um tapa no rosto e recebe alguns xingamentos. O homem chegou a perguntar: "Vai me agredir?", e o guarda respondeu: "Vou sim, por quê?", e em seguida xingou o rapaz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.