Orquestra Sinfônica Brasileira promoverá circuito de concertos didáticos em escolas públicas da Baixada FluminenseMarina Andrade / Orquestra Sinfônica Brasileira
As instituições são a Escola Municipal Frei Mauricio Viann e a Escola Municipal Pedra Lisa, ambas em Japeri, o CIEP 369, em Duque de Caxias, e a Escola Municipal Boa Esperança, em Paracambi. O objetivo é democratizar o acesso à música de concerto, um dos pilares da história da OSB.
A Orquestra já vem atuando nesses territórios há três anos e, desde 2022, iniciou também uma atividade de ensino de canto coral com alunos dessas escolas. Assim, antes do quinteto executar as obras, os estudantes vão demonstrar o aprendizado das classes com apresentações dos corais, formados por crianças de 8 a 12 anos de idade, executando canções da Música Popular Brasileira, como 'Olhos Coloridos' e 'Ginga'.
No concerto, os alunos também vão aprender curiosidades sobre os instrumentos, a orquestra e sobre os compositores e as obras. O circuito faz parte do projeto Conexões Musicais e conta com o patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS). O Conexões Musicais é realizado pela Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desde 2017, tendo promovido atividades educacionais e culturais envolvendo cerca de 30 municípios brasileiros.
"Ao levarmos o Conexões Musicais da OSB para as escolas, entregamos a cada criança o que lhe é por direito, a cultura. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância, são de suma importância, pois atua diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social", afirma Elber Ramos, coordenador educacional da OSB.
Confira a programação de certos didáticos
Escola Municipal Frei Mauricio Viann - Japeri
Dia 13 de junho, terça, das 10h às 10h45; e das 13h às 13h45.
Escola Municipal Pedra Lisa - Japeri
Dia 14 de junho, quarta, das 11h às 11h45; e das 13h às 13h45.
CIEP 369 - Duque de Caxias
Dia 15 de junho, quinta, das 11h30 às 12h15; e das 14h às 14h45
Escola Municipal Boa Esperança - Paracambi
Trajetória
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.