Daniel Castelo Branco / Agência O DiaPalácio Guanabara em Laranjeiras, Zona Sul do Rio

Rio - O governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, devem firmar acordo para viabilizar a construção da 'Casa da Mulher Brasileira' no Rio na segunda-feira (19). O encontro no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, pretende colocar em termos uma cooperação para o fortalecimento e aparelhamento da segurança pública carioca.
A Casa da Mulher vai ser implementada pelo governo, mas a gestão ficará a cargo da Prefeitura do Rio. O programa visa o atendimento humanizado às mulheres em situação de violência com o fornecimento de atendimentos especializados de saúde, acolhimento, justiça, rede socioassistencial e promoção da autonomia financeira. A casa integra o programa Mulher, Viver sem Violência, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, para garantir condições de enfrentamento da violência e o empoderamento da mulher.
A parceria também contará com doação de equipamentos como viaturas, drones e armamento com o objetivo de combater o roubo de cargas, além do aumento da capacidade do sistema penitenciário estadual e a custódia federal de presos indicados pelo estado, segundo critérios de periculosidade.