CSN Siderurgia, em Volta Redonda (RJ)Divulgação

O estado do Rio de Janeiro lidera o ranking nacional da indústria siderúrgica. A produção no mês de maio foi de 808 mil toneladas de aço bruto, o que corresponde a 28,6% do volume nacional. No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2023, o Rio já produziu 3,4 milhões de toneladas – 25,6 % da produção do volume nacional, que foi de 13,4 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados pelo Instituto Aço Brasil, entidade que representa as empresas produtoras de aço.
"A indústria siderúrgica é de grande relevância para manter a economia em movimento. Está diretamente ligada a uma série de indicadores econômicos e sociais, como investimentos, exportações, geração de empregos e renda, e é responsável por milhares de empregos criados no nosso estado", disse o governador Cláudio Castro.
No entanto, de acordo com o Instituto Aço Brasil, em maio de 2023 a produção brasileira de aço bruto foi de 2,8 milhões de toneladas, uma queda de 5,5% com relação ao mesmo período de 2022.
"O Rio de Janeiro possui um importante parque siderúrgico, formado por grandes empresas como Ternium, ArcelorMittal, CSN e Gerdau, sendo um dos maiores produtores mundiais de aço bruto", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah.