Feira das Yabás é tradicional de Madureira, Zona Norte do RioReprodução / @feiradasyabas
Idealizado pelo compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também fundou o Trem do Samba, o evento, que é tradição em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, ocorrerá na parte externa do prédio, na Praça da Pira, perto da Igreja da Candelária, de 12h até às 18h, sábado e domingo. A festa também tem o intuito de retomar o espaço que era ocupado pela população negra no início do século XX, e que foi removida para os subúrbios.
"Fazer a Feira no Centro do Rio é uma forma de dar visibilidade e resgatar o valor a tudo que estamos fazendo na Grande Madureira. Levar essa cultura para lá é um resgate da divisão que foi feita quando os negros e pobres migraram para distante da região", explica Marquinhos.
De acordo com o sambista, a festa promoverá a união de toda a cidade com a presença de pessoas de várias regiões. "Esperamos uma mistura da cidade, do pessoal da Zona Norte com todas as outras. Sabemos que o patrimônio da Feira interessa as o público, a Praça da Pira deve lotar."
Além disso, a celebração terá uma prévia da exposição "Heitor dos Prazeres é Meu Nome", que ocupará a rotunda do CCBB nos próximos meses com mais de 200 itens, entre pinturas, fotografias, instrumentos musicais e documentos do compositor e pintor Heitor dos Prazeres. A mostra será aberta ao público oficialmente em 28 de julho, com entrada gratuita.
A programação no sábado (24) inicia com uma roda de conversa com Haroldo Costa e Raquel Barreto, ambos curadores da exposição. Em sequência, se apresentam Heitor dos Prazeres Filho e a tradicional roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que receberá como convidado o Grupo Awurê.
No domingo (25) a jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews, promove um bate-papo sobre tradição e ancestralidade. Depois, a roda de samba comandada por Marquinhos receberá a Velha Guarda da Portela.
Homenagem
A Feira das Yabás foi reconhecida como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio, em dezembro de 2022, através de decreto do prefeito Eduardo Paes.




Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.