Feira das Yabás é tradicional de Madureira, Zona Norte do RioReprodução / @feiradasyabas

Rio - Em comemoração aos 15 anos de existência, a Feira das Yabás promoverá uma edição especial em clima junino na porta do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, neste fim de semana. Com entrada gratuita e foco na valorização da ancestralidade do samba, a festa terá shows, roda de conversa e muita gastronomia.

Idealizado pelo compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também fundou o Trem do Samba, o evento, que é tradição em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, ocorrerá na parte externa do prédio, na Praça da Pira, perto da Igreja da Candelária, de 12h até às 18h, sábado e domingo. A festa também tem o intuito de retomar o espaço que era ocupado pela população negra no início do século XX, e que foi removida para os subúrbios.

"Fazer a Feira no Centro do Rio é uma forma de dar visibilidade e resgatar o valor a tudo que estamos fazendo na Grande Madureira. Levar essa cultura para lá é um resgate da divisão que foi feita quando os negros e pobres migraram para distante da região", explica Marquinhos.

De acordo com o sambista, a festa promoverá a união de toda a cidade com a presença de pessoas de várias regiões. "Esperamos uma mistura da cidade, do pessoal da Zona Norte com todas as outras. Sabemos que o patrimônio da Feira interessa as o público, a Praça da Pira deve lotar."
O público poderá degustar iguarias como angu à baiana, peixe frito, rabada com agrião, costelinha de porco e outras delícias preparadas pelas famosas tias quituteiras.

Além disso, a celebração terá uma prévia da exposição "Heitor dos Prazeres é Meu Nome", que ocupará a rotunda do CCBB nos próximos meses com mais de 200 itens, entre pinturas, fotografias, instrumentos musicais e documentos do compositor e pintor Heitor dos Prazeres. A mostra será aberta ao público oficialmente em 28 de julho, com entrada gratuita.

A programação no sábado (24) inicia com uma roda de conversa com Haroldo Costa e Raquel Barreto, ambos curadores da exposição. Em sequência, se apresentam Heitor dos Prazeres Filho e a tradicional roda de samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz, que receberá como convidado o Grupo Awurê.

No domingo (25) a jornalista Flávia Oliveira, da GloboNews, promove um bate-papo sobre tradição e ancestralidade. Depois, a roda de samba comandada por Marquinhos receberá a Velha Guarda da Portela.

Homenagem

A Feira das Yabás foi reconhecida como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio, em dezembro de 2022, através de decreto do prefeito Eduardo Paes.
Para mais informações, basta acessar bb.com.br/cultura.
 
* Reportagem do estagiário Lucas Guimarães, sob supervisão de Iuri Corsini