Rato foi encontrado em Nilópolis e encaminhado para a sede da DRFA, na Cidade da PolíciaReprodução

Rio - A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) prendeu, nesta quarta-feira (28), o líder de uma quadrilha de venda de automóveis clonados e extorsão, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Rafael Rosa Alier, conhecido como Rato, é apontado como um dos maiores receptadores e revendedores de carros de alto padrão adulterados e vinha se escondendo na comunidade da Chatuba, em Mesquita, na mesma região. 
Os agentes chegaram ao criminoso após a prisão de três integrantes da quadrilha, em 16 de junho, em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, dentro de um carro roubado e adulterado. As investigações apontaram que o grupo vendia veículos roubados por bandidos do Comando Vermelho em diversas áreas da Região Metropolitana do Rio. A quadrilha vendia os veículos por valores pouco abaixo dos praticados pelo mercado e parcelados. No momento da cobrança, eles extorquiam as vítimas com ameaçavas de morte.  
Rato foi encontrado em Nilópolis e com ele foi apreendido um carro modelo Renault Sandero roubado. Rafael foi encaminhado para a sede da DRFA, na Cidade da Polícia, e contra ele já haviam anotações pelos crimes de homicídio qualificado e extorsão. A ação fez parte da Operação Torniquete, que combate roubos e furtos de automóveis e de cargas. As investigações continuam para identificar e prender outros criminosos.