Animais foram encontrados em uma residência em condições insalubresReprodução

Rio - Vinte cachorros foram encontrados abandonados, em condições precárias, nesta sexta-feira (30), em uma casa no bairro do Sampaio, na Zona Norte. Os animais foram achados após denúncias de moradores da região.
O imóvel, localizado na Rua Cadete Polônia, estava insalubre e os animais estavam sem acesso a alimento e água. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio Janeiro (SMPDA), a retirada está sendo realizada de forma gradativa. Nesta sexta, oito cachorros foram recolhidos.
O resgate dos animais está sendo feito por agentes da SMPDA em parceria com equipes do vereador Márcio Ribeiro (Avante).
"Constatado os maus-tratos, os animais serão atendidos pelos médicos veterinários e levados ao abrigo da prefeitura. Após avaliação e com a devida autorização judicial, os cachorros serão destinados à adoção. O abandono de animais é uma questão de saúde pública e, mais do que isso, é crime previsto em lei", afirmou o vereador.
Os animais estão sendo levados ao Abrigo Municipal Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. Entretanto, também nesta sexta, o local foi atingido por um incêndio na área de vegetação.
Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) do Rio, Vinicius Cordeiro, será avaliado se o fogo no local, que funciona como um centro de animais, foi por causas naturais ou se provocado intencionalmente.
O secretário, que esteve no local durante as chamas, explicou ainda que a área atingida fica próximo a Instalação Meteorológica do Inea dentro da fazenda.