O incêndio atingiu a Fazenda Modelo, local que funciona como abrigo municipal de animaisRede Social

Rio - Um incêndio atingiu uma área de vegetação no Abrigo Municipal Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, nesta quinta-feira (29).
Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) do Rio, Vinicius Cordeiro, será avaliado se o fogo no local, que funciona como um centro de animais, começou por causas naturais ou se foi provocado intencionalmente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta das 17h30. Ninguém ficou ferido. Segundo a administração do local, os animais não foram ameaçados e as medidas tomadas foram em caráter preventivo apenas tendo que deslocar das imediações dois cavalos, por conta da fumaça que atingiu o setor de equinos. Na fazenda, há cerca de 1.240 animais, que são cuidados por veterinários após serem resgatados das ruas ou de situações de maus-tratos.
O secretário, que esteve no local durante as chamas, explicou ainda que a área atingida fica próximo a Instalação Meteorológica do Inea dentro da fazenda.

“Confirmo que houve incêndio na Fazenda Modelo, com potencial de ameaçar nossos animais. Os bombeiros foram acionados pela nossa equipe, e afastaram o perigo, controlando o fogo. Estamos avaliando as possibilidades de ter sido por causas naturais ou não. Já houve incêndios na vegetação mas nunca desse lado da encosta”, contou.
A SMPDA aguarda o laudo dos Bombeiros e já requereu perícia da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para investigar as causas do incêndio.