Estrada tombada pelo Patrimônio Cultural ficará dois meses sem receber caminhões e veículos mais pesadosDivulgação
DER-RJ interdita Estrada Velha da Estrela para trânsito pesado
Manutenção na estrada tombada pelo Patrimônio Cultural deve durar dois meses
Rio - O tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões, na Estrada Velha da Estrela (RJ-107), será interrompido a partir da próxima segunda-feira (31), na Região Serrana do Rio. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), informou que a rodovia histórica ficará fechada durante dois meses para recuperação do paralelepípedo antes do período de chuvas.
A via, que é alternativa de acesso a Petrópolis, teve o pavimento comprometido ao se tornar rota de fuga para caminhões de grande porte no dia 8 de junho, quando um veículo carregado de combustível tombou e incendiou-se na subida da Serra de Petrópolis, na BR-040.
No período de manutenção também serão instaladas placas com a indicação do peso máximo permitido para a circulação de caminhões no local.
"Por ser uma via especial, há uma manutenção permanente. Entretanto, ao receber caminhões de grande porte, o pavimento em paralelepípedo sofreu danos que precisam ser solucionados, para que os motoristas possam continuar a usar a estrada com segurança", frisou o presidente do DER-RJ, Pedro Ramos.
A RJ-107 é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) por sua importância histórica. Construída por engenheiros alemães em 1841, ela contribuiu para a criação da cidade de Petrópolis, em 1843, e serviu de rota da Família Real nos deslocamentos para a Cidade Imperial. Ela também diminuiu em 10 dias a viagem dos tropeiros que traziam pedras preciosas e ouro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.