Operação da Polícia Militar ocorre em diversas comunidades das zonas Oeste e NorteReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar (PM) realizou, nesta sexta-feira (4), operações em comunidades das zonas Oeste e Norte da cidade. Houve registros de tiros e barricadas queimadas para dificultar a movimentação dos agentes. Quatro criminosos foram presos e três fuzis e uma pistola apreendidos. Dez unidades escolares  foram afetadas pelas atividades.

Na Zona Oeste, policiais do 18º BPM (Jacarepaguá) atuaram na Cidade de Deus desde as primeiras horas do dia. De acordo com a PM, a ação teve como objetivo reprimir a movimentação de criminosos. Na ação, os agentes tiveram a atenção voltada para um grupo de homens em atividade suspeita na Estrada Santa Efigênia. Durante a tentativa de abordagem, os suspeitos fugiram deixando para trás uma mochila, onde tinha 333 invólucros de cocaína, 400 trouxinhas de maconha e 40 papelotes contendo pedras de crack. A ocorrência foi encaminhada para a 32ª DP (Taquara).
Segundo os perfis Fogo Cruzado e Onde Tem Tiroteio, tiros foram registrados na Cidade de Deus nesta manhã. Barricadas também foram colocadas em algumas vias. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), sete escolas foram impactadas na região, afetando 2.038 alunos.
Por causa da operação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, localizada na Cidade de Deus, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento nesta sexta-feira (4). Já o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, também na CDD, manteve o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
Ainda na Zona Oeste, agentes do 27º BPM (Santa Cruz) realizaram uma operação nas comunidades Três Ponte, Antares, Aço, Cesarão, Rodo, Guandu, João XXIII e Manguariba, com o objetivo de prender e desarticular milicianos que atuam nas regiões. Os policiais apreenderam 25 amplificadores de sinal de TV a cabo. O material foi levado para a 36ª DP (Santa Cruz), onde a ocorrência foi registrada.
Já na Zona Norte, oficiais do 16ºBPM (Olaria) estiveram nas comunidades do Quitungo e Guaporé, na região de Brás de Pina. A PM informou que a atividade teve como foco limitar o controle dos criminosos, a prática de roubo de veículos e retirada de barricadas de diversas vias. A operação terminou sem presos e apreensões. A SME informou que 364 estudantes foram afetados e três escolas impactadas. Nenhuma unidade de saúde sofreu alteração na região.
Equipes do 41° BPM (Irajá) fizeram, também na Zona Norte, operação nos Complexos da Pedreira e do Chapadão, e nas comunidades Az de Ouro, Proença Rosa, Juramento e Para Pedro. Os agentes prenderam, na Comunidade do Para Pedro, os criminosos "Atentado","Sabadão", "Dentinho" e "Carneirinho", que possuía um mandado de prisão em aberto. Com eles, três fuzis e uma pistola foram apreendidos.