PMs acompanham protesto de camelôs que ocupa cruzamento entre as avenidas Nilo Peçanha e Rio Branco. Na tarde desta quinta-feira (31).Bruno Kaiuca/Agência O Dia

Rio - Uma ação de fiscalização do comércio informal feita pela Prefeitura do Rio, no Largo da Carioca, Centro, terminou em confronto entre Guardas Municipais e grupos de camelôs na tarde desta sexta-feira (1º). A confusão teria começado após fiscais da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) recolherem mercadoria de ambulante. 
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram agentes da GM atirando bombas de gás lacrimogênio e disparando balas de borracha contra os comerciantes informais, que revidaram arremessando pedras e pedaços de pau.
O confronto aconteceu no Largo da Carioca, próximo à Rua da Carioca e Avenida Rio Branco, onde também ocorria um ato promovido pelos ambulantes contra as ações de fiscalização da prefeitura. Por causa do incidente, lojas da região tiveram que fechar as portas.
Até o fim da tarde, o confronto entre as equipes da GM e os ambulantes seguia próximo à Praça Tiradentes, pela Rua Sete de Setembro. 
A confusão afetou a circulação do VLT. Durante o ato, o transporte sobre trilhos teve seu funcionamento parcialmente interrompido nas linhas 1,2 e 3. O ato se concentrava entre as estações Carioca e Sete de Setembro, mas seguiu pela Rua Sete de Setembro, por onde uma das linhas transita. A operação foi retomada por volta das 18h.
Nesta quinta-feira (31), ambulantes já haviam realizado um ato na esquina entre as avenidas Rio Branco e Nilo Peçanha, próximo ao Largo da Carioca, contra as ações de ordenamento realizadas pela prefeitura do Rio. O ato teria ocorrido após confusão entre camelô e agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop).
Em nota, a Seop informou que agentes estavam em operação de ordenamento na tarde desta sexta-feira, quando foram atacados com pedradas ao realizar a apreensão de mercadoria de um ambulante irregular. O ato tem" prerrogativa legal do órgão", segundo o órgão. 
Logo após o ocorrido, as equipes da SEOP saíram do local e a Guarda Municipal foi acionada. Ainda segundo o órgão, uma viatura da Guarda Municipal foi apedrejada, mas nenhum agente foi atingido. A Polícia Militar segue acompanhou a situação.