O jovem carioca junto com os outros 11 participantes do programa Divulgação

Rio - O advogado Daniel Calarco, de 26 anos, nascido e criado na comunidade Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio, foi anunciado como o único brasileiro bolsista na Obama Foundation Scholars, fundação do ex-presidente americano Barack Obama, que apoia e forma jovens líderes na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

A partir deste mês, Daniel receberá mentoria de autoridades e executivos globais para intensificar o seu trabalho desenvolvido no Brasil como fundador do Observatório Internacional da Juventude (OIJ), organização voltada para programas de impacto em favelas brasileiras.
Daniel falou ao Dia sobre como é integrar o grupo de estudantes e a expectativa no programa:"Estou muito feliz em trabalhar perto de um líder como Obama, que é uma referência para o mundo em desenvolvimento sustentável. Me senti honrado e desafiado", disse o carioca.

"O que nos falta [aos jovens] não é talento, é oportunidade", complementou Calarco.

Para o advogado, a expectativa através da formação é poder criar pontes, programas e parcerias para reposicionar o Brasil enquanto líder global, levando em consideração e incluindo os jovens periféricos.
O jovem carioca junto com os outros 11 participantes do programa  - Divulgação
O jovem carioca junto com os outros 11 participantes do programa Divulgação
A admissão no programa inclui estudos, networking e suporte financeiro para moradia, seguros e todas as despesas locais durante o ano de duração do programa. Outros 11 jovens de países como Estados Unidos, Vietnã, França, Uganda também vão integrar o grupo de alunos no projeto.
Calarco é líder global da ONU, embaixador global do Programa Generation 17 do PNUD e Samsung para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Social. O jovem também já atuou em programas globais como pesquisador e consultor de organizações como ONU, Restless Development e Universidade de Harvard (EUA).