Douglas se recupera com o auxílio da mãe Rede Social

Rio - Caio Douglas Nascimento, de 20 anos, que levou um tiro de fuzil na cabeça após entrar por engano com a mãe na comunidade da Cidade Alta, na Zona Norte do Rio, em fevereiro do ano passado, passou por uma cirurgia de reconstrução do crânio no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Centro do Rio. O procedimento ocorreu em julho, mas foi divulgado pela mãe do paciente, Alexsandra Nascimento, nesta quinta-feira (7).

Ainda segundo Alexsandra, o caso do filho é de muito amor e milagre. Ele ficou internado por três meses e teve alta no dia do seu aniversário de 19 anos. Apesar disso, ele havia ficado com a cabeça deformada devido ao disparo, por isso passou pela cirurgia.

Caio continuou a recuperação em casa, ele ficou com algumas sequelas na fala e em seus movimentos, mas durante o último ano, a mãe expôs sua evolução e convívio com a família nas redes sociais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a cirurgia, comandado pelo neurocirurgião Maurício Mansur Zogbi, do IECPN, foi um sucesso e consistiu na colocação de uma prótese feita exclusivamente para o paciente, tendo como base a imagem de uma tomografia computadorizada.

"O paciente apresentava uma falha óssea, em decorrência de um disparo feito por fuzil. O material foi colocado em uma fôrma e feito, no momento da operação, em 20 minutos. Esteticamente ficou muito bom e possui também a importante função de proteger o sistema nervoso central", disse Maurício Mansur.

Relembre o caso

Caio foi atingido na cabeça por um tiro de fuzil em 1º de fevereiro de 2022 e teve o primeiro atendimento no Hospital Estadual Getúlio. O jovem sofreu uma lesão extensa e grave no lobo frontal do crânio e teve que fazer uma crâniotomia de emergência – cirurgia que consiste na remoção de parte do osso do crânio.
Ele estava junto com a mãe, que dirigia o carro, voltando de Magé, a caminho do Irajá, na Zona Norte, quando erraram o caminho e entraram na Estrada Porto Velho. O carro da família foi alvejado por criminosos e um dos disparos atingiu Caio Douglas na cabeça.