Hemorio disponibiliza cem ingressos da final da Copa do Brasil para doadoresDivulgação

Rio - Os torcedores do Flamengo que não conseguiram adquirir ingresso para a final da Copa do Brasil, contra o São Paulo, que acontece neste domingo (17), no Estádio do Maracanã, às 16h, terão uma nova oportunidade. Quem doar sangue no dia da disputa, nos postos de coletas oficiais do Hemorio, vai receber uma entrada para a partida.

A campanha "Sangue, amor e paixão", uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Rio e a Superintendência de Desportos do Estado (Suderj), irá disponibilizar ingressos para os 100 primeiros doadores. O Hemorio, que fica no Centro do Rio, abrirá às 7h no domingo. 

Zico, maior ídolo do Rubro-Negro, convocou a população para participar da campanha e reforçar os estoques do Hemorio.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem levar, ainda, um documento de identidade do responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. 

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar. No caso das pessoas com covid, é preciso esperar dez dias do desaparecimento dos sintomas.-