A primeira edição especial da Feira das Yabás no Centro do Rio ocorreu nos dias 24 e 25 de junhoMarcos Porto/Agencia O Dia
Feira das Yabás retorna ao Centro do Rio no próximo sábado
O dia será de samba, artesanato e gastronomia afrocarioca, feita pelas tias que representam os quintais suburbanos
Rio - Após o sucesso de sua estreia no Centro do Rio, a Feira das Yabás retorna à frente do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no próximo sábado (16), para mais um dia de samba e gastronomia afrocarioca, feita pelas tias representando os quintais suburbanos. O evento também vai celebrar a temporada da exposição "Heitor dos Prazeres é meu nome".
Como já é tradição, a feira iniciará com uma roda de conversa, em seguida com o samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz fará um passeio pelos cantos do Rio de Janeiro, com participação das matriarcas do samba, como a Tia Surica da Portela e a velha guarda do Império Serrano.
Confira a programação:
Com início a partir de 12h, o evento ao ar livre ocorre Praça da Pira em frente ao prédio do CCBBRJ, na Rua Primeiro de Março, número 66, no Centro.
Às 13h terá roda de conversa, com a atriz, escritora e cantora Elisa Lucinda.
Às 14h se apresentarão as atrações musicais Marquinhos de Oswaldo Cruz e banda, as matriarcas do samba, Tia Surica da Portela e a velha guarda da Império Serrano.
A entrada é franca, sem necessidade de retirar ingressos.
História
A Feira das Yabás foi reconhecida como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio, em dezembro de 2022, através de decreto do prefeito Eduardo Paes. O evento acontece desde 2008, no segundo domingo do mês, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, Zona Norte.
A feira, que é tradição em Madureira, foi para o Centro do Rio como uma forma de dar visibilidade e resgatar o valor do bairro da Zona Norte fazendo com que os símbolos culturais das yabás circulem pela cidade.
Yabá faz referência às matriarcas das famílias da região, que preparam pratos que preservam a cultura brasileira como, mocotó, frango com quiabo, rabada, angu, feijoada, entre outros. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 20.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.