Obras na Linha Vermelha, no trecho Ilha do Governador até CaxiasLuis Alvarenga/Divulgação
"Do jeito que estava, não dava para ficar. Agora, mesmo com a obra ainda em andamento, já percebemos a diferença.Já vi diversos motoristas com carros quebrados na Linha Vermelha por causa da buraqueir"”, conta o motorista Anderson da Silva.
A expectativa é que a Nova Linha Vermelha beneficie mais de 140 mil pessoas que passam pela rodovia todos os dias. Após a conclusão do recapeamento, entra a fase de iluminação e instalação de 37 câmeras de monitoramento.
Além da sinalização horizontal e vertical, serão instalados 102 postes de nove metros de altura.
Com o fim da fase inicial das obras, a pavimentação da pista no sentido contrário (SP-RJ), já está em andamento. Já as obras do Trecho 2, que vai do Trevo das Missões à comunidade do Lixão, começam em até 30 dias.
As intervenções terminam com o Trecho 3, entre a comunidade do Lixão e a Rodovia Presidente Dutra, em que serão 37 km de via recapeada, contando com as pistas de ida e volta e o acesso de retorno.
Câmeras de monitoramento e reforço no policiamento
Serão 37 câmeras da Linha Vermelha que serão incorporadas ao Sistema de Videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado da Polícia Militar até o fim deste ano.
O programa do Governo do Estado, em processo de licitação, prevê investimento de R$ 84 milhões na instalação de câmeras de alta resolução em vias expressas, túneis, orlas e em algumas comunidades.
Os equipamentos vão transmitir as imagens, em tempo real, para a central de monitoramento do CICC. No caso das vias expressas e túneis, as câmeras serão dotadas de software de leitura de placa, para identificar veículos roubados ou furtados que estejam em circulação.
"O monitoramento será realizado 24 horas por dia, permitindo um tempo de resposta muito rápido do DER-RJ no que diz respeito à operação da via, remoção de veículos danificados e enguiçados.Através do monitoramento, a Polícia Militar poderá identificar veículos roubados ou em fuga", explicou o presidente do DER-RJ, Pedro Henrique Ramos.
De acordo com a Polícia Militar, a corporação mantém um planejamento especial de segurança ao longo da via, 24 horas por dia, em que os policiais militares do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) realizam patrulhamento nos locais das obras, para garantir a segurança da área e apoiar o controle do trânsito e evitar congestionamentos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.