Subprefeitura do Centro faz vistoria no Parque Municipal Lúcio Costa, mais conhecido como Parque da subida do Outeiro da Glória, para reabertuaMarcos Porto/Agência O Dia

Rio - O Parque Municipal Lúcio Costa, também conhecido como Parque da subida do Outeiro da Glória, na região Central do Rio, será reaberto ao público a partir desta terça-feira (19), após passar por melhorias. Fechado há cinco anos, o local passou por inspeção da Subprefeitura do Centro na tarde desta segunda-feira (18) e foi concluído que a área de lazer já pode voltar a receber o público. A vistoria teve a presença de Alberto Szafran, subprefeito do Centro.
A Subprefeitura enviou nos últimos dias equipes para intervir e fazer as reformas necessárias para que a praça esteja apta a receber visitantes. Mesmo com as intervenções, os técnicos municipais identificaram outros ajustes a serem feitos nos próximos dias, como a colocação de gradil, poda de árvores e reparo nas luminárias.
A CET-Rio também vai implementar mais um acesso ao Parque Municipal. A entrada do público poderá ser feita pela Rua do Russel, nº 90, próximo à saída B do metrô da Glória, ou pela rua que dá acesso à Igreja do Outeiro. O funcionamento da área de lazer será das 10h às 18h nos dias de semana, e das 10h às 16h aos finais de semana.  A entrada é gratuita.
"A nossa expectativa é que esse local volte a ser um espaço de convívio, onde famílias com crianças e pets possam usufruir desse cenário maravilhoso, de um dos bairros mais bonitos e charmosos do Rio de Janeiro", disse o subprefeito Alberto Szafran.
Espaço foi adotado em 2022
Em maio de 2022, o espaço recebeu sua última intervenção, em uma parceria com a RioLuz, Comlurb e Prefeitura do Rio, quando a área foi entregue ao adotante Bruno de Paulo, de 39 anos, que nesta função assumiu a manutenção do espaço. Após pedido feito pelo subprefeito da região, foi decidido realizar uma ação em conjunto para abrir novamente o local o mais rápido possível.
Bruno, adotou o parque em janeiro de 2022, pelo programa Adote.Rio, coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ). Desde então, ele mantém o lugar conservado e seguro.
Histórico
As portas estão fechadas desde 2018, quando foi realizada uma ação entre a Superintendência da Zona Sul com o ambientalista Cláudio D’Ávila, morador da Glória, para receber o Eco Museu Carioca, onde iria ocorrer exposições ao ar livre. Foram instalados em parceria com órgãos municipais, 30 postes de iluminação, 30 lixeiras novas, plantio de novas árvores, grama, reforma nas muretas e grades.
O espaço foi fundado em 1939, com inspiração no complexo inca de Machu Picchu, por Lúcio Costa (1902-1998), um dos mais importantes urbanistas da história do Brasil, e o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994). Se chama Parque da subida do Outeiro devido um acesso para a Igreja Nossa Senhora da Glória.

O Parque Municipal Lúcio Costa fica na Rua do Russel, 90, próximo à saída B do metrô da Glória.