Primavera na Pista Cláudio Coutinho, na Urca, nesta Sexta-feira (22).Pedro Ivo/Agência O Dia

Rio - Após ondas de calor e recordes de temperatura, o atípico inverno deste ano chega ao fim nesta sexta-feira (22). O tempo quente durante parte da estação foi originado por persistentes sistemas de alta pressão. Um deles ainda está presente e segue atuando no centro do país.  Com isso, o início da primavera, que começa a partir da madrugada de sábado (23), também será de bastante calor no Rio.

Para esta sexta, último dia de inverno, mais suor. A previsão indica máxima de 37 °C e mínima de 18 °C, com céu aberto durante o dia e parcialmente nublado à noite. Os ventos podem variar entre fracos e moderados.
A estação das flores

No primeiro dia da estação mais florida do ano, que vai até o dia 22 de dezembro, precedendo o verão, a primavera começará com clima estável no sábado (23). 
A previsão aponta para o céu limpo, com pouca nebulosidade. As temperaturas podem variar entre 34°C e 18°C e não há previsão de chuva. Dia perfeito para curtir praias e parques.

Já no domingo (24) pode fazer calor de quebrar recordes. Isso porque a máxima pode chegar aos 41°C. Já a mínima prevista é de 18°C. O céu ficará limpo durante todo o dia, os ventos seguem fracos e moderados.
Na segunda-feira (25), a previsão é de chuva durante a madrugada, temperaturas em declínio e nebulosidade. A temperatura esperada é de 32°C na máxima e 21°C na mínima, com ventos moderados.

A terça (26) segue o padrão do dia anterior, porém, as precipitações devem ocorrer no período da noite, com máxima 31°C e mínima de 20°C.
Perspectiva para a primavera
Maria Clara Sassaki, climatologista do Climatempo, comentou sobre o que é esperado para a estação este ano. “Para a primavera de 2023 são esperadas temperaturas acima do normal em todo o estado. Os valores podem até superar dois graus acima da média e podemos ter novas ondas de calor, principalmente no mês de outubro e no comecinho do mês de novembro. Já com relação à chuva, devemos ficar entre a média e levemente abaixo da média na maior parte do estado”, disse.

Ela também explicou sobre o impacto deste inverno com diversas ondas de calor na primavera. “A estação é das flores. Realmente, a temperatura aumenta e as árvores que produzem flores, as plantas dão flores, começam a ficar mais coloridas, voltando da hibernação do inverno. Só que neste inverno deste ano, nós tivemos floração antecipada de várias espécies. Isso porque a temperatura já está acima da média há um bom tempo. A primavera meteorológica foi praticamente antecipada. Nós não tivemos um inverno muito significativo”, afirmou.