Dupla suspeita de integrar milícia de Zinho realizava cobrança de taxa no momento da prisãoDivulgação / PCERJ

Rio - Dois suspeitos de integrarem a milícia liderada por Luis Antônio da Silva Braga, o Zinho, foram presos na tarde desta quinta-feira (21), no camelódromo de Santa Cruz, Zona Oeste da cidade. A prisão de Jonatan da Silva Pereira e Erick dos Santos Lima foi em flagrante, e realizada por agentes da Polícia Civil.

Segundo a Civil, os criminosos estavam fazendo a cobrança da 'taxa de milícia' na região do camelódromo. A dupla, que estava atuando no local a pé, foi identificada pelos oficiais após horas de monitoramento.

Ao ser abordado, Erick resistiu a prisão e tentou fugir, chegando a lutar com um dos policiais. Apesar disso, foi capturado pelo agente. O miliciano estava armado com uma pistola com kit rajada e usava uma tornozeleira eletrônica.

Também foram apreendidos dois aparelhos celulares, que serviram de base para a continuidade das investigações e quantia em dinheiro em espécie. Eles responderão pelos crimes de formação de milícia privada, extorsão, resistência e porte de arma de fogo.

Conflito entre criminosos

O bairro de Santa Cruz vive um conflito intenso de disputa de território entre criminosos rivais. A guerra ocorre principalmente entre milicianos do grupo de Zinho e Alan Ribeiro Soares, o Nanan. De acordo com as investigações, os dois vêm disputando territórios da Zona Oeste contra o rival em comum, Danilo Dias Lima, o Tandera. No entanto, relatos apontam que Nanan assumiu algumas áreas sozinho, o que vem gerando atrito com Zinho.
A região também sofre invasões constantes do Comando Vermelho, que busca expandir o controle da venda de drogas em comunidades da Zona Oeste.