Aniversário de Vila Isabel- Praça Barão de Drumond nesta quarta-feira(27).Cléber Mendes/Agência O Dia

Rio – O bairro de Vila Isabel, na Zona Norte, vai comemorar 151 anos nesta quinta-feira (28) com uma série de atividades, shows e ações sociais a partir das 9h. A festa, organizada pela Associação de Moradores e Comerciantes de Vila Isabel (ViA), acontecerá na principal praça do bairro, a Barão de Drumond, e conta com apoio de universidades, curso de inglês, instituições sociais e da Prefeitura do Rio.
A programação está dividida em dois horários, das 9h à 12h e de 17h à 20h. Serão oferecidos serviços sociais como isenção de documentos e vacinação, além de cortes de cabelo e colocação de tranças. Já as instituições de ensino vão oferecer bolsas de estudos para o público do evento.
Leonardo Moreira, 27 anos, é morador de Vila Isabel desde que nasceu. Ele conta que a Praça Barão de Drumund é seu destino diário e que deve passar pelo evento. "Eu moro no Morro dos Macacos, sou entregador de comida por aplicativo e sempre paro por ali", diz.
Haverá ainda a celebração de uma missa com o padre Valtemario Frazão, aulas de dança e música ao vivo, com a presença de Dandara Oliveira, musa da escola de samba do bairro e do Rei momo do Carnaval carioca, Wilson Neto.
A partir das 18h30, a sede da Associação de Moradores, na rua Boulevard 28 de Setembro, também abre as portas para comemorar a data. No espaço, haverá coral, oficinas e um sarau, em homenagem à Noel Rosa. A entrada na ViA será de 1 quilo de alimento não perecível ou 1 caixa ou saco de leite em pó.
A programação completa está disponível nas redes sociais.

A história de Vila Isabel

Conhecido pelos versos de Noel Rosa, Vila Isabel foi o polo Boêmio do Rio de Janeiro entre as décadas de 20 e 30. O espaço, que também já foi uma fazenda, começou a ganhar identidade no século XIX, quando o João Batista de Viana Drummond, futuro Barão de Drumond, comprou a terra.
Foi dele quem partiu a ideia de uma estabelecer uma linha de bonde com tração animal, que ligasse a região ao centro da cidade. O Barão ainda fundou a Companhia Arquitetônica de Villa Izabel, para a venda de loteamentos e desenvolveu assim o primeiro bairro projetado do Rio de Janeiro.
Hoje Vila Isabel ainda é conhecida como celeiro do samba e abriga uma das maiores agremiações do Rio de Janeiro, a Unidos de Vila Isabel.
Moradora do bairro há 3 anos, Lidy Sandes Rigo tem um carinho especial pelo local. Seu sogro morou na região por 12 anos e ela conta que passava as férias antes de se mudar.
"Fomos muito bem recebidos! Aqui é maravilhoso. Tem o Boulevard, a 28, restaurantes.... Fora que a gente ama essa praça, vem muito aqui, consome e traz minha filha para brincar", conta. Em 2023, Vila Isabel completa 151 anos como bairro e carrega muitos nomes que fizeram parte de sua história como o Túnel Noel Rosa, a Praça Barão de Drumond e a principal rua do bairro, Boulevard 28 de setembro.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini