Entrada da UPA de Copacabana, na Zona Sul do RioReprodução | Google Street View

Rio - "Não quero chegar aqui e encontrar minha mãe desacordada". Esse relato é de José Carlos Gomes, de 22 anos, filho único de Natalícia Anunciada da Silva, de 46, que tenta a transferência hospitalar da mãe. Na terça-feira (26), ela estava trabalhando em um hotel no Centro do Rio quando teve convulsões e foi encaminhada à UPA de Copacabana, na Zona Sul. Diagnosticada com AVC isquêmico, Natalícia tem apresentado piora no quadro clínico.
"Ela estava trabalhando e passou mal, teve uma convulsão. Encontraram ela sentada, desmaiada e saindo muita espuma pela boca. Não teve um socorro rápido, esperaram o Samu buscá-la e trouxeram para UPA de Copacabana", disse José Carlos.
De acordo com ele, a mãe estava respirando normalmente na quinta-feira, mas a situação se agravou no dia seguinte. Ao chegar na unidade de saúde para visitá-la, ele a encontrou entubada e recebeu a notícia de que, na verdade, Natalícia teria sofrido um AVC hemorrágico e também estaria apresentado um quadro de pneumonia. Mesmo com a piora e a necessidade de realizar uma cirurgia, a transferência hospitalar ainda não foi realizada.
"Estamos, de todas as formas, tentando realizar essa transferência o mais rápido possível, até porque o estado dela está se agravando. Aqui na UPA, não tem recursos suficientes para que ela tenha essa melhoria", lamentou.
Além da transferência, a família também aguarda pelo prontuário e o laudo médico. José Carlos pediu o resultado na UPA, mas recebeu a resposta de que precisaria aguardar sete dias - prazo para que o diretor da unidade assine a documentação necessária.
"A família se encontra arrasada, meus avós e metade da família são de outra região, do Pernambuco. Não esperávamos esse susto, ela sempre vinha reclamando de dores de cabeças contínuas, mas nada tão forte. Tomava remédio quase todos os dias e isso poderia vir se agravando com o decorrer do tempo", desabafou.
Na tarde desta sexta (29), a família recebeu a informação de que ela seria submetida a uma nova tomografia no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea. Dependendo o resultado, ela deverá retornar à UPA ou permanecer no hospital.
Procurada pelo O DIA, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que a paciente Natalícia Anunciada da Silva foi transferida nesta última sexta-feira (29) para o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV). De acordo com o órgão, a informação sobre a espera de sete dias pelo resultado do exame não procede "Os laudos são atualizados na plataforma diariamente e emitidos pelo chefe de plantão", explicou em nota.

A SES ressaltou que a transferência dessa paciente era de responsabilidade da regulação municipal.