Árvores caem durante tempestade em Niterói e destroem carros, nesta Sexta-feira (06).Pedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - A forte chuva e ventania, de mais de 60km/h, que atingiram o município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, na noite desta quinta-feira (5), causou quedas de árvores, alagamentos e falta de energia em vários pontos da cidade. Na Avenida Visconde do Rio Branco, próximo ao terminal das barcas, pelo menos três carros foram atingidos pelos troncos.
O município está em estágio de atenção desde às 19h desta quinta-feira (5). Segundo a prefeitura de Niterói, mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, da Assistência Social, Clin e da Nittans seguem atuando nas ruas da cidade desde a madrugada, devido às fortes chuvas.
Ao todo, foram 37 ocorrências na cidade e desde a madrugada, a prioridade da prefeitura é a liberação das vias. "Assim que essa parte for finalizada, serão recolhidos os lixos verdes e daremos atenção a todos os chamados. As equipes da Prefeitura de Niterói já liberaram 11 vias da cidade e estão atuando na liberação das vias bloqueadas com urgência", diz trecho do comunicado feito pela prefeitura.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, os maiores acumulados em 24h foram na Comunidade do Cavalão (47,6mm), Maceió (41,6mm), São Francisco (40,8mm), Pé Pequeno: (36,2mm), Travessa Beltrão (34,2mm), e Morro da Penha (33,0mm).

Em nota, a Enel informou que já restabeleceu o fornecimento de energia para 75% dos clientes afetados pela forte chuva. Segundo a empresa, a queda de galhos e de árvores de grande porte destruiu trechos da rede elétrica em várias regiões das cidades.
A companhia disse, ainda, que equipes de emergência atuaram durante toda a madrugada para realizar os reparos necessários e seguem mobilizados com um efetivo 9 vezes maior do que em dias comuns para agilizar ao máximo os atendimentos e normalizar completamente o serviço para todos os clientes afetados.
A chuva também destruiu partes do recém-inaugurado prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Partes do teto do prédio ficaram destruídas e o lado externo, popularmente conhecido como 'prainha', ficou completamente alagado. 
Através das redes sociais, moradores falaram sobre o estrago deixado pelas chuvas e o desespero dos que estavam na rua no momento do ocorrido. "Niterói tá destruída depois da chuva de ontem. Pavor", escreveu uma. "Ontem eu tive que literalmente pular árvore para chegar na casa da minha irmã (porque não dava pra vir pra minha casa). Niterói tá em situação calamitosa pós chuva de ontem", disse outro.